sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Núcleo de Educação a Distância recebe destaque em evento nacional

A Educação a Distância do Piauí foi destaque durante o Encontro Nacional de Pólos da Universidade Aberta do Brasil- UAB. O evento, que reuniu coordenadores, mantenedores e tutores a distância, aconteceu em Brasília entre os dias 18 e 19 de novembro, e discutiu as principais diretrizes da modalidade, além de definir metas para o futuro.
Durante o ano, ocorreram sete encontros regionais em todo o país e um aconteceu no estado do Piauí, nos dias 8 e 9 de outubro, oportunidade em que os pólos de todo o Estado, além dos Estados do Maranhão e Ceará, apresentaram trabalhos e expuseram painéis sobre as boas práticas dos pólos. Alguns painéis apresentados foram selecionados e dois trabalhos dos municípios de Buriti dos Lopes e Simplício Mendes foram eleitos entre os melhores do país. O Pólo de Buriti dos Lopes foi o terceiro colocado e recebeu menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES.


Segundo o Coordenador do Polo de Buriti dos Lopes, Prof. Francisco Gildazio da Silva, o resultado foi uma grata surpresa e motivo de orgulho. “O trabalho escolhido para ser apresentado mostrou a ação dos alunos do polo junto a uma comunidade rural e objetivou mudar a realidade socioeconômica das mulheres daquela localidade, através de uma intervenção com oficinas de produção de artefatos em fibras e apresentando àquelas mulheres uma possibilidade de melhorar a renda de suas famílias”, destaca o Coordenador.
A entrega das premiações foi concedida pelo Diretor de Educação a Distância, João Teatini de Souza Clímaco, e o Coordenador Geral de Inovação em Ensino à Distância, Jean Marc Georges Mutizg . Também estiveram presentes autoridades como o Presidente da CAPES, Jorge Guimarães, o Secretário do Ministério de Educação- MEC, Henrique Paim, e a Presidente do Fórum de Coordenadores- UAB, Maria Luísa Furlan, e ainda representantes dos mantenedores.

Novos Recursos para o Ensino a Distância

No Encontro foram apresentados novas ferramentas para o auxílio da Educação na modalidade a Distância. Uma das novidades é a proposta UAB nas nuvens, que tem por objetivo aliar o conhecimento à novas formas de conectividade. Além disso, são aguardados novos equipamentos e o lançamento da UAB TV, serviço disponibilizado através da WEB. “A TV corporativa deverá produzir conteúdo voltado especificamente para o Ensino a Distância. Será um serviço voltado para auxiliar cada pólo, que a partir do ano que vem passa a contar com novas ferramentas”, comenta a Diretora Geral do NEAD/ UESPI, Profa. Dra. Márcia Percília Moura Parente.
A expectativa para 2014 do NEAD-UESPI é o resultado da chamada pública de um edital da CAPES que permitirá a abertura de mais de 6.000 vagas distribuídas entre cursos de graduação e pós-graduação. “Os resultados mostram que o NEAD está no caminho certo. Percebe-se a importância e o crescimento da Educação a Distância em todo o país a que estamos integrados e a UESPI bem representada. Estão todos de parabéns pelo empenho e esforço”, pontua a Profa. Márcia Percília.

Representação no Fórum de Coordenadores

Há dois anos à frente do Núcleo de Educação à Distância- NEAD, a Profa. Márcia Percília foi homenageada pelo trabalho executado à frente do NEAD e, por isso, convidada a integrar o Fórum de Coordenadores UAB, que tem por finalidade a discussão e a promoção de questões relacionadas ao ensino a distância no país. Atualmente, o Fórum é composto pela Presidente Maria Luísa Furlan(UEM), o vice- presidente, Carlos Rinaldi (UFMT) e Ilane Ferreira Cavalcante (IFRN), que estão à frente de seis grupos de trabalho compostos por dois conselheiros cada.

A gestora do NEAD/ UESPI deve fazer parte do Conselho de Fomento, que tem objetivo discutir e articular a área de financiamento, negociação, gerenciamento e liberação de recursos.





Por: Aldenice Sousa – estagiária ASCOM / Sammara Jericó ( Chefe de Redação)

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Fonte: Uespi.br

Nenhum comentário: