quarta-feira, 17 de junho de 2015

Com aulas há cinco meses, alunos da rede estadual estudam sem livros

Em Teresina, estudantes e professores sofrem com a falta de material didático.
Alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio estão preocupados.
Do G1 PI


Faltando quatro meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Teresina há alunos da rede estadual de ensino que correm contra o relógio para conseguir estudar todas as disciplinas para fazer o teste. Eles não receberam livros didáticos de algumas disciplinas.
Thais da Silva só recebeu o livro de Química três mês após o início das aulas. O atraso prejudicou o aprendizado da estudante.
"Minha professora sempre falava em sala que seria muito difícil aprendemos o assunto somente com a explicação com teoria, sem vermos os exercícios. Nós precisávamos dos livros para estudar em casa", contou a aluna.
A falta dos livros didáticos atinge a maioria dos alunos do ensino médio do colégio Joca Vieira. A estudante Sara Barros ainda nem recebeu o livro de português, uma disciplina que por sinal tem um maior peso no Enem.
"Para eu conseguir estudar, eu tive que pegar livros na biblioteca da escola e algumas vezes tirei xerox do material", afirmou.
A escola tenta suprir a ausência do material com aulas de reforço, mas o diretor adjunto reconhece que não é suficiente.
"Nós temos programas e professores para auxiliá-los, mas quando eles estão revisando em casa este aprendizado fica prejudicado porque não tem material essencial para revisar a matéria", disse o diretor Claudio de Carvalho.

Os diretores da escola explicam que o número de livros entregues pelo Ministério da Educação segue, conforme os dados do censo do ano anterior, mas como neste ano, a quantidade de alunos matriculados foi superior não há livros para todos.

"No ano passado tinha aproximadamente 600 estudantes e neste ano são mais de 1 mil. Com esta discrepância, temos necessidade de mais 400 livros para seguir até o fim do ano"., afirmou um diretor.

A professora Glaucia Ponte disse que para amenizar a situação está pegando emprestado livro de alunos de sala vizinha enquanto lecionava.
Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário: