quinta-feira, 18 de junho de 2015

Formação docente é destaque na abertura da X Semana de Pedagogia da UESPI

A décima edição da Semana de Pedagogia da UESPI teve abertura na noite da última quarta (17) no auditório central do Campus Poeta Torquato Neto e contou com conferência da Profa. Dra. Antônia Edna Brito, que abordou a formação dos professores. Antônia Edna já foi docente na UESPI e leciona atualmente na UFPI.



Apresentações de capoeira e do coral da UESPI marcaram a abertura do evento

Antes da conferência a escola de capoeira da UESPI, conduzida pelo Prof. Dr. Robson Carlos (Mestre Bobby), e o coral da Universidade, regido pela professora Cláudia Tenório, se apresentaram para o público presente. A Pró-reitora da PREG, Ailma do Nascimento, representando a administração superior, disse que “a preocupação com a formação dos professores é um tema relevante e que interessa à UESPI discutir”.


Pró-Reitora Ailma do Nascimento


Profa. Dra. Antônia Edna Brito

“Precisamos ter consciência da inconclusão da nossa formação”, disse Antônia Edna durante a conferência. Para ela, o professor contemporâneo deve ter como meta a formação com aprendizagem constante, renovada, com disposição para a pesquisa e para o diálogo com a comunidade escolar. “O professor não deve se ver como um sujeito que será formado por outro, mas que também forma a si mesmo, e deve reconhecer suas demandas e responsabilidades”, afirmou.
Para a Coordenadora do curso de Pedagogia, Cleide Arraes, a semana tem um diferencial, pois os convidados de outras instituições trazem ideias novas aos alunos sobre o tema da formação de professores. “Antônia Edna deu uma aula acadêmica sobre a importância que o aluno de Pedagogia precisa ter em sua formação, principalmente chamando a atenção dos estudantes para a relevância do conhecimento científico para ser professor”, afirmou Cleide Arraes.


Evento reuniu estudantes de Pedagogia e também de outros cursos


Ana Carolina e Cleide Arraes

A Semana de Pedagogia tem a peculiaridade de ser encabeçada não por professores, mas pelos alunos. A presidente do Centro Acadêmico do curso, Ana Carolina Santos, falou sobre isso: “A participação efetiva dos alunos vai desde a elaboração e execução do projeto até o trabalho em equipe entre centro acadêmico, coordenação e alunos. É um evento que reúne não só estudantes de pedagogia, e por isso se torna importante para o reconhecimento do curso”, finaliza.
A programação da semana segue até a sexta (19), e traz mais dois conferencistas, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina (UFPI) e Admir Damazio (UNESC/SC).

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: