sábado, 20 de junho de 2015

Técnica imprime imagens coloridas sem usar tinta


(Foto: Divulgação)

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica capaz de imprimir imagens coloridas usando a luz no lugar da tinta tradicional.
A tecnologia se baseia na construção de pequenas estruturas que interagem com a luz e criam efeitos de cores e usa materiais de engenharia conhecidos como metamateriais, os mesmos usados na construção de capas de invisibilidade.
Em vez de usar a tinta, os pesquisadores fizeram furos bastante pequenos em uma estrutura feita de duas películas finas de prata separadas por uma película de sílica, em uma espécie de sanduíche. Para criar uma imagem colorida com as paletas de cores em nanoescala, os pesquisadores substituíram áreas na imagem original com diferentes nanoestruturas com tamanhos de furos específicos para representar várias cores visíveis.


"Ao contrário do processo de impressão de uma impressora jato de tinta ou laser, onde são misturados pigmentos de múltiplas cores, não há nenhuma tinta colorida no nosso processo de impressão estrutural - apenas diferentes tamanhos de buracos sobre uma fina camada metálica," afirma o responsável pelo projeto Gao Jie.
A equipe acredita que a coloração que usa a técnica pode oferecer uma resolução de impressão muito maior do que a impressão a cores convencional. Os resultados foram publicados recentemente na revista Scientific Reports.
Via Discovery
Fonte: olhadigital.com.bt

Nenhum comentário: