Os costumes dos oeirenses nas décadas de 50 e 60 e a trajetória dos piauienses em busca de melhores condições de vida na Capital Federal estão retratadas no livro "Uma Saga Nordestina - do Curu ao Paranoá", do produtor cultural e servidor público, Ronaldo Vasconcelos, nascido em Oeiras e radicado em Brasília há 37 anos. O lançamento no Piauí, ocorre neste sábado (06), às 19h, em uma livraria localizada na avenida Dom Severino, zona Leste de Teresina.
Fotos: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com
Em entrevista ao Cidadeverde.com, o escritor conta que sua saída de Oeiras para Brasília e a trajetória familiar de seus pais, que são cearenses mas viviam no interior do Piauí, aguçou a curiosidade e o desejo em fazer um recorte da história de Oeiras. Segundo ele, o próximo desafio será adaptar a obra para o cinema.
"O livro conta um pouco da história, política, arquitetura, usos e costumes dos oeirenses entre as décadas de 50 e 60 e a imigração destes piauienses para Brasília. Pretendo também narrar tudo isso em um documentário que mostrará nossa riqueza cultural - o congo, coco e nossas músicas- tendo Oeiras como cenário", explica Ronaldo Vasconcelos.
"Uma Saga Nordestina - do Curu ao Paranoá" é uma obra voltada para todos os tipos de público, em especial os jovens, que através do livro pode conhecer a história de Oeiras e o impacto dessa cultura na formação de Brasília.
Fonte: Cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário