sábado, 6 de junho de 2015

“Ensino a distância não é o futuro e sim o presente da educação no Piauí e no Brasil”

Sammara Jericó

Foi com essa frase que a Diretora Geral do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI), Professora Doutora Margareth Torres, começou essa reportagem.
Ela afirma que a educação a distância promovida pelo NEAD/UESPI começou como uma semente, a oferta de um só curso, Licenciatura Plena em Letras Espanhol para 15 (quinze) municípios no Estado, em 1998, quando o núcleo foi credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para planejar e executar cursos nesta modalidade.
“Nesses 17 anos de atuação, a Universidade Estadual do Piauí, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ela fez a inclusão social de milhares de piauienses, que, com certeza, teriam muita dificuldade de fazer um curso superior se não fosse pela educação a distância”, afirma a Diretora. 
NEAD/UESPI tem mais onze mil alunos matriculados em 2015
Para comprovar a expansão do ensino a distância no Piauí nos últimos anos, ela recorre a dados concretos repassados pela Coordenação de Tecnologia da Informação e de Comunicação do NEAD/UESPI. Atualmente, são 5.751 alunos matriculados nos cursos de Graduação e distribuídos em 08 cursos. Nos cursos de Pós-Graduação são 5.490 matriculados distribuídos em 15 cursos de Especialização.
O NEAD/UESPI tem, no total de alunos matriculados, 11.241 discentes em todo o estado do Piauí.
“Começamos com um curso de Graduação em 15 municípios. Como você mesma pode comprovar através dos dados que eu estou mostrando agora, hoje, nós estamos com oito cursos de Licenciatura Plena e 14 cursos de Pós-Graduação abrangendo 33 municípios do Piauí. Isso aí é a democratização do ensino superior, que vai melhorar a educação pública gratuíta superior de qualidade no Estado e vai repercutir na educação superior do Brasil. Hoje, os piauienses, especialmente àqueles sem muita condição financeira, podem fazer o seu curso superior e tentar melhorar a vida deles, a vida da família, da comunidade, onde eles vivem. Não se faz desenvolvimento de lugar nenhum, nem de cidade, de Estado e nem de País, sem a educação seja na modalidade regular seja na modalidade a distância”, expressa a Diretora Geral.


GRÁFICO 01: 









GRÁFICO 02: 





Para Maria das Graças Vieira Amaral, o EaD ofertado pelo NEAD/UESPI trouxe grandes surpresas. Ela foi uma das aprovadas no Concurso para professor efetivo da Secretaria de Educação - SEDUC-PI no início de 2015. 
"Primeiro, a modalidade a distância não é fácil como dizem, pois existem tarefas diárias na plataforma (ambiente virtual de aprendizagem), e os professores nos instigam a buscar informações. Além da aprovação no concurso, já tinha sido seletista, também da SEDUC, quando ainda estava no 5º período e outra satisfação foi ver alguns alunos do Ensino Médio terem sido aprovados no vestibular", destaca Graça Vieira
Ao todo, foram 17 aprovados entre alunos do EaD e do ensino regular. Os alunos do EaD aprovados no certame ainda cursavam o 7º período, por isso, tiveram que antecipar a conclusão do curso. Como todos os alunos já haviam cursado o mínimo exigido para a antecipação curso, eles solicitaram as banca extraordinária para a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC antes do período normal e assim puderam assumir seus cargos. 
Para a Coordenadora de curso de Letras Espanhol, Leiliane Vasconcelos, "foi uma satisfação enorme vê-los aprovados no concurso, pois ainda estavam no 7º bloco. Isso demonstra que nosso trabalho está sendo reconhecido e bem realizado. Foi uma correria tanto para eles como para professores e tutores no sentido de termos que organizar as orientações e bancas extraordinárias para que concluíssem o curso e, assim, estarem aptos para assumir o concurso tão logo fossem nomeados", finalizou Leiliane, que era professora formadora quando ingressaram no curso em 2011.2.
Outro dado importante que mostra o quanto a EaD no Piauí transformando a vida dos estudantes aconteceu em Abril, no dia do "descobrimento" do Brasil - 22 de Abril. Dos 653 aprovados e empossados para professor no concurso da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, estão dezenas de egresso do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI). Somente o curso de Letras Espanhol conseguiu aprovar 54 egressos, o que corresponde a mais de 60% do concurso para professor da área na Secretaria de Estado da Educação - SEDUC. 
Como afirmou a Diretora Geral do NEAD/UESPI, Professora Margareth Torres, a educação a distância chegou para ficar e para transformar vidas, derrubar barreiras e realizar sonhos.
São essas transformações na vida real dos discentes e egresso do NEAD/UESPI que vamos contar nas quatro histórias abaixo:



MAIOR VESTIBULAR DE HISTÓRIA DO NEAD/UESPI

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) através do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) lançou no dia 25 de Agosto de 2014 o Edital referente ao maior vestibular de graduação na modalidade a distância com oferta de 4.892, distribuídas em 31 municípios do Estado.
As vagas dos cursos de Graduação serão ofertadas para os cursos de Licenciatura Plena em Letras/Espanhol, Licenciatura Plena em Letras/Português, Licenciatura Plena em Letras/Inglês, Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura Plena em Pedagogia e as novas ofertas de Licenciatura Plena em História e Licenciatura Plena em Matemática.
PÓS-GRADUAÇÕES LATO SENSU
As 3.336 vagas para os cursos de Pós-Graduação ( Lato Sensu) foram divididas entre as Especializações de Língua Brasileira de Sinais-Libras, Gestão Educacional, Biodiversidade e Conservação, Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Língua Espanhola, Educação Infantil, Gestão e Educação Ambiental, Língua Portuguesa, Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Ensino de Matemática no Ensino Médio, Ensino de Filosofia no Ensino Médio, Estudos Linguísticos e Literários, Gestão Publica e Gestão Publica Municipal (estas duas últimas fazem parte do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP).
TERESINA - POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB EM 2015
A capital do Piauí foi contemplada com um Polo de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que se encontra localizado no Instituto Antonino Freire, zona norte da capital.
Foram ofertadas 185 vagas para os cursos de Graduação: Licenciatura Plena em História, Licenciatura Plena em Letras/Espanhol, Licenciatura Plena em Letras/Inglês e Licenciatura Plena em Matemática.
Além de 180 vagas para seis cursos de Especializações em: Biodiversidade e Conservação; Educação Infantil; Estudos Linguísticos e Literários; História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Língua Espanhola e Língua Portuguesa.
Com os dados acima, a expectativa de todos que fazem parte do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí é que outras e grandes vitórias e surpresas virão em um futuro não muito distante, afinal, a educação é um dos principais caminhos para se vencer desafios e realizar sonhos.
Fonte:UESPI.BR

Nenhum comentário: