quarta-feira, 16 de maio de 2012

Brasil é líder em atividade hacker na América Latina, diz pesquisa

A fabricante de antivírus Symantec publicou o "Relatório sobre Ameaças à Segurança na Internet" com as informações consolidadas para 2011. O Brasil liderou o ranking latino-americano de atividade maliciosa na internet em todas as categorias e ainda ficou em 4º lugar no ranking mundial.

A Symantec divulgou sua análise nas categorias "código malicioso", "Spam Zombies" (computadores que enviam spam), "hosts de phishing" (servidores que abrigam páginas clonadas), Bots (computadores infectados controlados por hackers), ataques de rede e ataques web.

O segundo colocado regional é Argentina, que ocupa a 22ª posição no ranking mundial.

Conficker e Sality são os mais comuns
A Symantec ainda identificou que o vírus Conficker, de 2009, seguiu como o mais comum no continente americano. O Confickler infectou 7 milhões de computadores e, ainda em 2011, 11,8% de todos os códigos maliciosos detectados na região foram identificados como Conficker.

A situação é diferente na América Latina, onde o Conficker ocupa a segunda posição. O líder é o Sality, um vírus de difícil detecção. A praga tem a capacidade de baixar outros componentes da internet, de modo que seu comportamento nem sempre é o mesmo.

Estados Unidos é líder mundial
Os Estados Unidos ficaram na primeira posição de ameaças no mundo todo, em todas as categorias.

A China ficou em segundo lugar no ranking da Symantec para ataques destinados ao continente americano, apontando os Estados Unidos como a principal fonte dos ataques e origem de 62,3% deles. A China originou 10,1% dos ataques. No final de março, um general norte-americano apontou a China como principal fonte de ciberataques sofridos pelos Estados Unidos.

Isso não significa que os principais criminosos digitais são norte-americanos. No entanto, isso indica que a infraestrutura de redes dos Estados Unidos está sendo usada para a realização dos ataques.

Fonte: Com informações do G1

P.S: Post script, Escrito depois

Conficker: 
O Conficker, também conhecido como Downup,Downadup e Kido, é um vírus de computador que tem como objetivo afetar computadores dotados do sistema operacional Microsoft Windows, e que foi primeiramente detectado em outubro de 2008. Uma versão anterior do vírus propagou-se pela internet através de uma vulnerabilidade  de um sistema de rede do Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Windows 7 Beta e do Windows Server 2008 R2 Beta, que tinha sido lançado anteriormente naquele mês. Não é fácil combater o vírus através de operadores de rede e da atuação de meios legais devido ao seu uso combinado de técnicas malware.
Fonte: Texto extraído da wikipedia.

Vírus Win32.Ssality.aa

Virus.Win32.Sality.aa, também conhecido como W32/Sality (McAfee), W32.Sality.AE (symantec),Virus:Win32/Sality.AM (Windows Live OneCare), PE_SALITY.EM (Trend Micro), é um Vírus de computador que foi criado no ano de 2007 e que tem o autor desconhecido. Quando infecta a máquina com os sistemas operacionais Microsoft, apaga arquivos de programas instalados no computador pelo usuário e de programas que já vem instalados no Windows, como o Wordpad, Notepad, Paint e até o gpedit.msc.

O vírus quando presente no disco rígido, impede que o usuário inicie o computador em modo seguro, abra programas anti-vírus e até mesmo acesse páginas da Internet de empresas fabricantes desses programas.

O vírus só pode ser apagado com ferramentas para verificação e remoção de vírus como, por exemplo, o Kaspersky Vírus Removal Tool.

Depois de removido o vírus ainda deixa rastros como programas que não funcionam por falta de determinado arquivo. Outros sintomas desse vírus são: congelamento do computador, lentidão para abrir aplicativos e lentidão na navegação.

Fonte: Texto extraído da wikipedia. 

Nenhum comentário: