quinta-feira, 31 de maio de 2012

Termoelétrica movida à lenha em Canto do Buriti


Em tempo de Rio+20, o Piauí está prestes a ganhar um empreendimento pra lá de maléfico para o meio ambiente. Trata-se de uma termoelétrica movido a cavaco, (madeira cortada em rolos) e eucalipto a ser instalada na zona rural de em Canto do Buriti, a 600 km de Teresina.

A Audiência Pública para a concessão da Licença Prévia, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente-SEMAR, será realizada no próximo dia 31, às 16h, no Clube Diamante, em Canto do Buriti. A instalação da termoelétrica será pela empresa Canto do Buriti Bioeletricidade Ltda, que pretende gerar 150MW de energia.

Os ambientalistas já têm como certo a liberação das licenças pela SEMAR que, historicamente, há 11 anos, tem se mostrado aberta para alavancar o desenvolvimento através do agronegócio, deixando o compromisso com o meio ambiente em último plano.

“O secretário Dalton Macambira já tem como certo a instalação da termoelétrica que marcou a audiência pública para o dia em que ele, deveria está na reunião do Conama, representado o Estado”, disse o também conselheiro do órgão, Francisco Soares, representante das ONGs no Conama.

O maior problema de uma termoelétrica movida à madeira é, sem dúvida, a poluição do ar, o aquecimento das águas e, conseqüentemente, a contribuição para o Aquecimento Global. Levando em conta as temperaturas elevadas da região, pode-se dizer que o Piauí e, principalmente, as populações da região, ganharão um presente de grego ao retrocederem no tempo.

“Gostaria de ouvir um chamamento da SEMAR para a criação de um parque ambiental ou de qualquer outra reserva que tenha o objetivo da conservar um bioma, seja ele qual for”, comentou Soares.

Fonte:Piauisempreverde.

Um comentário:

Unknown disse...

Em santa Branca estado de sp, tentaram construir uma dessas, ha algum tempo atras em 2000, o povo se reuniu na câmara municipal e com ajuda dos grepos de proteção ao meio ambiente geraram um plesbicito onde o povo do município votou contra a usina, que traria muitos prejuizo á cidade á naturesa da região. a empreza desistiu da construção por medida judicial eo pesadelo acabou.