As culturas agrícolas de maior destaque no município como milho arroz e feijão sofreram drásticas perdas devido à falta de chuvas. Considerada durante vários anos como maior produtora de milho do Piauí, Itaueira vai amargar uma perda de 85% na safra desse serial. Outrossim, culturas importantes como arroz e feijão podem ter perdas de 90% e 70%, respectivamente, conforme levantamento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaueira, juntamente com o Emater, prefeitura municipal e associações da zona rural, realizado nesta semana.
Segundo José Maria Alves Delmondes, presidente do STRI, diante da falta de chuvas muitos agricultores nem plantaram. Outros plantaram, mas não nasceu, levando um grande prejuízo. Além do fracasso histórico na agricultura, moradores da zona rural vão enfrentar grandes dificuldades por falta de água nos próximos meses. “Apesar da chuva que caiu nos últimos dias na cidade, os agricultores ainda estão muito preocupados porque as reservas de águas ainda estão longe do necessário para enfrentar o verão”, relata José Maria.
A salvação de alguns agricultores será o Garantia Safra, programa do Governo Federal que visa dar assistência aos pequenos agricultores que não logram êxito em suas lavouras por conta de questões climáticas. Essa ajuda do Governo, no entanto, ainda é pequena, a soma das parcelas resulta em pouco mais de um salário mínimo.
Fonte: Com informações do LiberdadeNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário