domingo, 6 de maio de 2012

Piauí ganhará primeiro Observatório Socioambiental


O professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e Pós-Doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luciano Figueiredo, está em fase inicial do projeto “Observatório Socioambiental em segurança alimentar e nutricional”.

O projeto tem como objetivo tem como desenvolver, difundir o conhecimento fortalecer a elaboração dos modelos agroflorestais, sistemas de plantio integrado com espécies florestais). A elaboração será viabilizada levando em consideração os dados fitossociológicos (relação entre as espécies vegetais em um determinado perímetro dentro de um ecossistema). "Trabalhamos com as agroflorestas em diferentes regiões fitoecológicas implantadas por agricultores familiares e comunidades tradicionais, que contribuem para a autonomia, segurança alimentar e nutricional, inserção em mercados institucionais e articulações em rede, a partir dos princípios da agroecologia”, explica do professor Luciano.

A coordenadora geral do projeto é a Professora Doutora Gabriela Coelho de Sousa do Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que também é supervisora do Professor Luciano no Pós-Doutorado.

A experiência de implantação do Observatório no Rio Grande do Sul servirá de base para a implantação da Rede de Observatórios, que será iniciada pela primeira vez no Piauí em parceria com a Uespi. Para a efetivação desta parceria e como forma de constituir o arranjo institucional que irá compor o Observatório do Piauí será realizado um evento de apresentação da proposta para a comunidade acadêmica, bem como instituições interessadas, como o Conselho Nacional em Segurança Alimentar e Nutricional (Consea ), em nível Estadual ainda neste ano de 2012. Nos dias 29 e 30 de maio, no auditório do NEAD do campus Torquato Neto, haverá um encontro com os pesquisadores que estão envolvidos neste projeto.

No último dia 24 de abril, o pós-doutorando Luciano Figueiredo, que é professor de Biologia no campus de Picos desde 2000, apresentou a tese na Uespi, campus Torquatro Neto, em Teresina, para alguns professores e pró-reitores da instituição.

“O Projeto foi financiado pela instituição e, depois de concluído, será dado a sua continuidade na universidade. O biólogo Luciano foi muito feliz na sua escolha para o programa de pós-doutoramento. Há um forte sentimento de dever cumprido por parte da instituição, um sentimento de que a Universidade Estadual está cumprindo seu papel social, de estudar, desenvolver conhecimento e aplicar esse conhecimento em benefício da sociedade e do povo piauiense”, declarou o vice-reitor, Nouga Cardoso.

Fonte: Com informações Governo do Estado do Piauí

Nenhum comentário: