No Shopping Eldorado, em São Paulo, entre os dias 21 e 27 de maio, acontecerá a mostra Piauí Sampa, que é uma parceria do Governo do Estado do Piauí com o Sebrae-PI. Esculturas de madeira, bijuterias de sementes, cestas e puffs de fibras, louças da Serra da Capivara, bordados, peças em buriti são alguns dos produtos que serão expostos e comercializados na mostra.
Cerca de 30 artesãos do Piauí terão peças expostas. O Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí é quem está organizando o transporte das peças a serem expostas no evento. “Estamos fazendo toda a mediação e muitos artesãos interessados estão nos procurando para enviarem seus trabalhos, sem que isso acarrete custos para os profissionais”, disse a diretora do Prodart, Francisca Lemos.
A arte sacra talhada em madeira é uma das mais procuradas na mostra Piauí Sampa. “A arte santeira é um dos pontos fortes do nosso artesanato e estamos nos preparando para levar peças que conquistem nosso público lá”, destaca a diretora.
O mestre Dico é um dos artesãos que está finalizando suas obras para levar ao Piauí Sampa, ele participa da mostra desde a primeira edição e, neste ano levará 15 peças para exposição. Para ele, a exposição é uma oportunidade de ampliar seus contatos. “Esta mostra é, além de tudo, uma ótima oportunidade de conseguirmos contatos com apreciadores e colecionadores de arte sacra assim como de donos de galerias e o Governo do Estado, através do Prodart, tem nos dado todo o apoio e incentivo, facilitando nossa ida até São Paulo”, enfatiza o artesão.
O artesão Edson Meireles, que não irá à mostra, mas enviará peças para comercialização, está otimista para o evento. “Sempre temos bons resultados nestas feiras, fazemos boas vendas e a expectativa é sempre superar o número de vendas da edição anterior. Mas antes disso, estas são oportunidades de mostrarmos nossa produção e é uma satisfação para mim, artesão, saber que meu trabalho está sendo conhecido”, disse.
Na edição de 2011 do Piauí Sampa, o artesanato piauiense comercializou cerca de R$ 103 mil. “Como este ano estaremos levando mais artesãos e mais peças, esperamos duplicar este valor, o que valorizará ainda mais o trabalho dos nossos artesãos e do nosso Estado”, pontua Francisca Lemos.
Fonte: Com informações Ccom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário