sábado, 8 de junho de 2013

Debate sobre Implantação do Espanhol no Ensino Básico em Pio IX



A Diretora Geral do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí - NEAD/UESPI , Profa. Dra. Márcia Percília Parente, participou do Debate "Implantação da Língua Espanhola no Ensino Básico Implantação do Espanhol no Ensino Básico da Rede Municipal e Estadual e Orientações curriculares Nacional para o Ensino de Espanhol". O evento aconteceu no Polo UAB/UESPI José de Alencar Bezerra, no município de Pio IX, no dia 31 de Maio.


O debate fez parte da programação da 3ª Semana Cultura de La Lengua Española que contou também com minicursos e palestras. De acordo com a Coordenadora do Polo, Professora Rosilândia Melo de Alencar Maia, a ideia de desenvolver o debate surgiu dos desafios existentes para a implementação do espanhol no ensino básico em todo o Brasil através da Lei Federal nº 11.161, de 05 de agosto de 2005, que torna obrigatório o ensino de Espanhol como língua estrangeira nas escolas públicas e privadas de ensino médio em todo o território nacional, ,e a partir disso, analisar o ensino no contexto nacional e local de implementação de políticas públicas.


Participaram também do debate o Coordenador de Tutoria do Curso de Letras/Espanhol EaD, Professor Omar Bornoz, a Prefeita Municipal de Pio IX, Regina Coeli Viana de Andrade, a Supervisora de Ensino Municipal, Verônica Viana, a Secretária municipal de Educação, Ana Eurídice Paes, a Supervisora de Ensino Estadual, Zaíra Teixeira, a Gerente Regional da 16ª GRE, Eva Arrais, além de acadêmicos do curso.
Rosilândia Melo enfatiza que enquanto gestora de um polo universitário a sua preocupação não é somente com a garantia da formação dos graduandos, mas também com as condições desse egresso ser absorvido na sua área de formação. "Esse debate nos realizou pela constatação do compromisso dos gestores das redes públicas e privadas de Pio IX, que sempre se colocam como parceiros desta universidade, buscando sintonia entre os interesses da educação. E o interesse nesse momento é mostrar coerência com a escolha da língua estrangeira nas escolas locais, partindo do princípio que a UESPI está deixando no mercado até o final do ano centenas de licenciados em Letras/Espanhol".


A gestora municipal de Pio IX, Regina Coeli Viana de Andrade, e a Secretária Municipal de Educação, Ana Eurídice Paes, afirmam que a chamada para esse debate foi muito pertinente para atentar para importância da implantação do Espanhol nas escolas do ensino fundamental. "A partir de agora focaremos nessa perspectiva, não só de absorver os graduados do polo UAB de PioIX, mas de principalmente introduzirmos uma língua estrangeira o mais cedo possível nas escolas do município", finaliza.

Luana Torres (estagiária) / Sammara Jericó ( Chefe de Redação)
Autor: Sammara Jericó - Assessora de Imprensa
Fonte: EADUESPI.

Nenhum comentário: