quarta-feira, 26 de junho de 2013

Seminário Internacional fortalece o desenvolvimento da Pesquisa Educacional na UESPI

A Pesquisa Ação “Action Research”, um projeto sobre a realidade educacional nas escolas, realizou nesta quarta-feira,19, no Auditório Central do Campus Torquato Neto, mais uma etapa do intercâmbio de conhecimento na Universidade Estadual do Piauí – UESPI. “O Seminário Internacional Sobre a Pesquisa Educacional: Teoria e Prática” é parte do desenvolvimento da pesquisa já desenvolvida em outros países, como Benin e Estados Unidos.O projeto é um processo de auto-estudo para ser o caminho para aumentar a aprendizagem em sala de aula, como foco em intenções, métodos e resultados desejados como parte da investigação. Dessa maneira, ele objetiva levar os praticantes a investigar e melhorar a prática no ensino nas escolas.
Em consonância com o desenvolvimento da pesquisa realizada no Rio Grande do Sul, São Paulo e agora no Piauí, desde a chegada do Professor da Universidade Estadual de Nova Iorque-UENY, Dr. Alfred Frederick, em maio de 2012, na instituição está sendo realizado debates, seminários, palestras e trabalhos acadêmicos com docentes e discentes de todas as graduações. Dessa maneira, aliando a prática a teoria, o seminário tem início com uma série de palestras e apresentação de trabalhos sobre o ambiente escolar.



Professora Dra. Faith Maina, Professor Dr. Alfred Frederick idealizadores da Pesquisa Ação e a Professora Esp.(centro) Carolina Alves
Na abertura, o Diretor do Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes, Professor Dr. Robson Carlos, deu as boas vindas aos participantes. “Estamos aqui para fortalecer o intercâmbio entre as culturas e esse seminário tem o objetivo interdisciplinar de reunir estudantes e professores da nossa instituição.”
Em seguida o Professor Alfred Frederick destacou a importância da contribuição dos professores no ensino. “Os professores/pesquisadores irão contribuir muito com a Universidade, principalmente com o fortalecimento dessa pesquisa através do intercâmbio de conhecimento entre as universidades”.
A contribuição da Pesquisa-Ação também foi destaque na palestra “Nutrindo a Prática Reflexiva na Educação Superior” proferida por umas das idealizadoras da pesquisa, a Professora Dra. Faith Maina. “Muita mudanças podem ser feitas no ensino superior partindo do pressuposto que todos estamos sempre aptos a mudar de acordo com as experiências do dia a dia. Só conseguimos mudanças com nossas reflexões objetivando, principalmente, repassar o conhecimento adquirido”, afirma a professora.
Durante o seminário, os estudantes participantes apresentaram vários trabalhos, feitos em sala de aula, sobre temáticas que envolvem o ambiente escolar. Foram abordados temas como, “Leitura e Interpretação” retratando, portanto, as dificuldades encontradas pelos alunos em sala de aula, a falta de incentivo familiar e a falta de programas governamentais para criar o hábito de leitura. Também foram abordados outros assuntos: “A Violência escolar gerada pelo” na aplicação de metodologias em sala de aula para superar a discriminação de raça, gênero, orientação sexual, etc, através da dança, teatro, música com os alunos; e as “Dificuldades de Aprendizagem” dos alunos.
O seminário destacou vários eixos temáticos do projeto que envolveram o contexto educacional do ensino escolar e superior. “O ensino de Inglês através da abordagem da cultura afrodescendente” foi a temática proferida pela Professora Esp. Caroline Alves que destacou a necessidade de produzir materiais didáticos sob uma perspectiva positiva da afrodescendência de acordo com a realidade dos estudantes.
Ainda sobre a importância da pesquisa no Piauí, o Professor Antônio Francisco Pereira destaca que “o projeto é uma iniciativa inovadora de intercâmbio de conhecimento entre a UESPI e outras universidades. E dessa forma, o conhecimento torna-se muito maior com a cooperação de aprendizagem adquirida em cada país e repassada para os estudantes e professores”, afirma. Segundo o estudante de Pedagogia, Jorge Campos, “a Pesquisa Ação é muito importante para que os alunos sejam motivados para o contexto escolar em que vivem e fazer com os alunos participem de uma educação emancipadora”, finaliza.
O segundo Seminário Internacional “Trabalhando estudantes com necessidades especiais das aulas de educação profissional” irá acontecer entre os dias 04 e 05 de julho, no Campus Torquato Neto.



Professora Margareth Gichard, Professora Dra. Faith Maina e o Diretor de Relações Internacionais da UESPI, Prof. Antonio Francisco



Eliaquim Lopes (Estagiário ASCOM) Fotos: Wanderson Araújo(Estagiário ASCOM)

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com

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