segunda-feira, 24 de junho de 2013

Folguedos e conhecimentos sobre saúde se misturam em Canto do Buriti

Além das apresentações dos grupos culturais, quadrilhas comidas típicas e bombinhas de São João, o XXI Encontro de Folguedos na cidade de  Canto do Buriti, a 420 km de Teresina, levou para o público conhecimento sobre saúde, educação e cultura.Com um estande, a Coordenação Regional de Saúde (CRS) prestou informações sobre a dengue e outras endemias. O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva Emílio Lopes
 Informativos foram colocados à disposição do público que foi conferir os Folguedos (Foto: Ascom/IVCRS)
A dona de casa Maria Carvalho foi atraída pela curiosidade. "Tudo lindo. Meus filhos adoraram e eu fiquei encantada, nunca tinha visto de tão perto um mosquito da dengue, agora sei o risco que a gente corre”, disse ela ao se referir a exposição do projeto Promoção da Saúde Itinerante.
Através de palestras e técnicas utilizadas pelos profissionais que atuam no controle e combate das endemias cerca de três mil pessoas circularam pelo espaço da IV CRS e acompanharam as informações.
“Esperamos que, com isso, a Regional forme parceria na organização do sistema de saúde local, oferecendo à população a oportunidade de ter contato direto com a realidade de doenças cotidianas”, disse o técnico pesquisador em entomologia da IV Regional, Antonio Carlos.

Crianças e adultos paravam no local para conhecer as amostras levadas para a feira (Foto: Ascom/IVCRS)

Levar a estrutura de um laboratório a locais distantes, priorizando o atendimento preventivo é um dos objetivos do projeto Saúde Itinerante, implantado em 2011 nas escolas públicas. O trabalho é desempenhado por profissionais de saúde e técnicos de laboratórios falando sobre malária e doença de chagas, dengue, esquistossomose e entomologia.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do município, Janete Nunes, a participação da IV CRS, só veio a contribuir para o enriquecimento dos trabalhos que a Prefeitura vem realizando junto a Secretaria de Saúde do município “Queremos aproximar a população das nossas ações, o projeto Saúde Itinerante vem contribuir bastante”, afirma.
A coordenadora falou ainda, que a cidade de Canto do Buriti, é conhecida por realizar uma das maiores festas populares do Piauí, o Encontro Regional de Folguedos, que já é referência no calendário municipal das festas juninas, sendo uma grande vitrine para as manifestações da cultura popular.
O evento hoje é palco de grandes manifestações culturais, e anualmente participam não apenas grupos locais, mas de cidades da região como: Itaueira, São Raimundo Nonato, Uruçuí, São João do Piauí. O encontro de Folguedos é realizado e possui uma história particular de formação e divulgação de artistas e grupos de folclore.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário: