quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Baixa umidade do ar aumenta o risco de infarto‏, dizem especialistas

O famoso B-R-O-Bró além do mal estar comum às pessoas, também pode causar problemas no coração. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Paulista de Cardiologia mostra que o número de pessoas que morrem de infarto do coração aumenta em até 11% quando os termômetros registram altas temperaturas. O tempo fica tão seco e com poucas chuvas que em alguns locais pode ser comparado ao clima de deserto. E os idosos reagem ao calor de forma diferente, pois com o avanço da idade os mecanismos de controle térmico ficam comprometidos.

De acordo com o médico cardiologista Victor Lira, a condição climática nesse caso, pode ser um fator de risco ao coração por conta de se perder mais líquido , pois além de desidratar, faz com que o sangue fique mais viscoso, mais grosso, favorecendo o entupimento dos vasos. “O calor influencia no risco de problemas cardiovasculares porque o suor em excesso promove a concentração de colesterol, queda da pressão de enchimento arterial e deixa o sangue mais denso, condições que são ideais para o enfarte e derrame. É importante citar que o risco é maior para os idosos e os pacientes que já são sabidamente cardiopatas como os hipertensos, dislipdêmicos, diabéticos, pacientes com infartos prévios, e outros”, completa o cardiologista.

Pessoas diabéticas e hipertensas tendem a perder uma quantidade de água maior que o convencional, por isso é necessário fazer o controle médico das doenças crônicas. Mas, é recomendável ficar atento as mudanças que devem ser feitas no tratamento durante o tempo seco. “ Os idosos que sofrem dessas doenças devem procurar o médico nessa época do ano também para remanejar o tratamento. Não é possível ingerir as mesmas quantidades de diuréticos e insulina no tempo seco”, ressalta o otorrino Flávio Santos.

Existem alguns cuidados neste período do ano para minimizar os efeitos da mudança de temperatura. “Beber muito líquido, pelo menos um copo de água de hora em hora, é fundamental. Manter uma alimentação saudável, evitar o uso excessivo de ventiladores e ar-condicionados, além de usar roupas apropriadas para o clima”, declara o otorrino. Especialistas também recomendam evitar prática de exercícios físicos entre 9h e às 17h, além de banhos quentes e demorados.


Nenhum comentário: