segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Inep abre banco de dados para retificações de informações escolares

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira divulga dados preliminares publicados no Diário Oficial da União e abertura do Banco de Dados 2011, para retificações até dias 21 de outubro, para que as escolas do Estado, dos municípios e privadas realizem conferências, verificações, alterações e correções dos dados informados.
O diretor da Unidade de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí, professor Nonato Moura, solicita que os gestores das unidades de ensino das escolas públicas estaduais, municipais e particulares em todo o Estado, aproveitem a oportunidade para conferirem os dados informados e que sejam fies ao preenchimento conforme a realidade da escola em 25 de maio, deste ano.
“Chamamos a atenção para as informações prestadas e que sejam criteriosos na conferência e preenchimento dos dados, pois alguns deles estão gerando problemas nos relatórios finais, distorcendo a realidade das escolas, acarretando prejuízos à própria Instituição”, alerta Nonato.
O alerta ao que o diretor Nonato Moura se refere são informações quanto aos dados na caracterização e infraestrutura, referências ao tipo de deficiência dos alunos e relatórios de transporte escolar, abastecimento d’água, dentre outros.
Este ano, conforme o disposto na Portaria n° 235, de 4 de agosto de 2011, do Inep, encaminhada a todos das coordenações e também todos os dirigentes municipais de educação, apenas as escolas que atingirem os requisitos necessários para realizar o fechamento do Censo Escolar serão consideradas para as estatísticas oficiais.

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a Educação Básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídio para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas.
As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
As informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país foram coletadas via internet, por meio do sistema Educacenso www.educacenso.inep.gov.br no período de 25 de maio há 19 de agosto.
De modo geral, as mesmas questões são respondidas todos os anos, mas o questionário pode ser atualizado para melhor atender às necessidades da sociedade. Por isso, entre as mudanças de 2011, o Censo recolheu informações sobre os profissionais tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais (libras), acatando uma solicitação da Secretaria de Educação Especial (Seesp) do Ministério da Educação. 

Fonte: 180graus

Nenhum comentário: