sábado, 24 de setembro de 2011

Correios mantêm greve. Saiba como evitar multas por atraso nas contas

Os trabalhadores dos Correios recusaram a proposta oferecida pelo patrão, que foi a mesma apresentada antes da paralisação, e continuam de braços cruzados em todo o país. A greve já dura dez dias e afeta a entrega de correspondências.
A estimativa da empresa é que havia atraso na entrega de 35% da carga acumulada desde a semana passada.
Todos os dias são entregues 35 milhões de correspondências, entre elas boletos de cobrança, que podem não chegar atrasados e penalizar o consumidor com multas.
Contas
Para fugir do pagamento do encargo por atraso na entrega de faturas, o consumidor deve se antecipar e procurar negociar o pagamento com lojas, bancos e outros credores.
De acordo com o Procon-SP, os clientes que se sentirem lesados devem procurar os órgãos de defesa, mas não é recomendável ficar esperando as contas chegarem, porque elas podem nunca chegar, alerta a supervisora de serviços essenciais da entidade, Patricia Petrilli.

Confira também


- O consumidor não pode ser onerado [pela greve dos Correios] porque é uma situação que não depende dos consumidores. A gente orienta que se o consumidor já sabe qual é a data de vencimento, ele se antecipe e procure outra forma de efetuar o pagamento para não ter problema. Ele tem que tentar conversar, ir até a loja ou ao banco.
Pagamento
As empresas que enviam as cobranças por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, seja ela um boleto pela internet, por fax, por depósito bancário, entre outras. As credoras devem, inclusive, divulgar amplamente as alternativas disponíveis.

Nenhum comentário: