sábado, 31 de março de 2012

Após torrar R$ 25 mi Aeroporto de SRN segue inacabado.

    Após torrar R$ 25 mi Aeroporto de SRN segue inacabado. Nem mesmo o compromisso público feito pessoalmente em emissoras de televisão, rádios, jornais e sites pelo governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), surtiu efeito na retomada das obras do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, na zona rural do município de São Raimundo Nonato, 525 km de Teresina. 
     Passado-se quase 5 meses da promessa oficial, as obras no local continuam totalmente paralisadas,sem previsão para retomada.  Nossa equipe sobrevoou o local e constatou que o único trecho parcialmente finalizado é a pista de pouso e decolagem, mesmo assim com apenas 1.650 metros, quando o projeto original, base para a liberação dos recursos, diz que a pista deveria ter 2,5 mil metros. Em função disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), só liberou o local como aeródromo, sem permissão para operações comerciais.  Já o terminal de passageiros, principal área do aeroporto e que, quando concluído, terá o formato de uma pintura rupestre, está com sua estrutura entregue ao tempo, com colunas de concreto e barras de ferro sendo danificadas pelo sol, chuva, poeira e ventos. Na entrada do aeroporto que ainda não tem rede de energia elétrica nem abastecimento d’água, cercas de arame farpado não impedem a constante entrada de caprinos e bovinos, que dão as boas vindas aos visitantes.
     Na cidade, a expectativa dos empreendedores de turismo passa obrigatoriamente pela conclusão do aeroporto. Com ele, os empresários acreditam que o fluxo de visitantes terá um crescimento vertiginoso, impactando positivamente a economia local, gerando empregos e fonte de renda para uma população que vive assolada pelas constantes secas.  Nem mesmo a escolha da região com um dos destinos indutores da Copa do Mundo de 2014 foi suficiente para que as autoridades governamentais dessem prioridade a obra. Pelo ritmo que a obra caminhou nos últimos anos, na melhor das hipóteses, o terminal do aeroporto de São Raimundo Nonato começará a operar plenamente apenas alguns meses antes da copa de 2014, um sufoco para atender aos visitantes.   
    Nem mesmo o compromisso público feito pessoalmente em emissoras de televisão, rádios, jornais e sites pelo governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), surtiu efeito na retomada das obras do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, na zona rural do município de São Raimundo Nonato, 525 km de Teresina. Passado-se quase 5 meses da promessa oficial, as obras no local continuam totalmente paralisadas,sem previsão para retomada.
     Nossa equipe sobrevoou o local e constatou que o único trecho parcialmente finalizado é a pista de pouso e decolagem, mesmo assim com apenas 1.650 metros, quando o projeto original, base para a liberação dos recursos, diz que a pista deveria ter 2,5 mil metros. Em função disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), só liberou o local como aeródromo, sem permissão para operações comerciais.
      Já o terminal de passageiros, principal área do aeroporto e que, quando concluído, terá o formato de uma pintura rupestre, está com sua estrutura entregue ao tempo, com colunas de concreto e barras de ferro sendo danificadas pelo sol, chuva, poeira e ventos. Na entrada do aeroporto que ainda não tem rede de energia elétrica nem abastecimento d’água, cercas de arame farpado não impedem a constante entrada de caprinos e bovinos, que dão as boas vindas aos visitantes.



Na cidade, a expectativa dos empreendedores de turismo passa obrigatoriamente pela conclusão do aeroporto. Com ele, os empresários acreditam que o fluxo de visitantes terá um crescimento vertiginoso, impactando positivamente a economia local, gerando empregos e fonte de renda para uma população que vive assolada pelas constantes secas.

Nem mesmo a escolha da região com um dos destinos indutores da Copa do Mundo de 2014 foi suficiente para que as autoridades governamentais dessem prioridade a obra. Pelo ritmo que a obra caminhou nos últimos anos, na melhor das hipóteses, o terminal do aeroporto de São Raimundo Nonato começará a operar plenamente apenas alguns meses antes da copa de 2014, um sufoco para atender aos visitantes.


Fonte: 180graus.

Nenhum comentário: