terça-feira, 6 de março de 2012

Morte trágica de Xavier Neto.


 
 Conselheiro Xavier Neto morreu em acidente de avião (Foto Divulgação)

O conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e ex-deputado estadual Guilherme Xavier Neto, o conselheiro substituto do TCE Jaime Amorim Júnior, e o piloto Edvaldo Buik morreram carbonizado na manhã de terça-feira em consequência da explosão de avião monomotor bem 711-C, de prefixo PT-NKS após a colisão com uma serra entre os municípios Canavieira e Elizeu Martins (400 km de Teresina).,

A explosão ocorreu às 10h30 e foi comunicada na Assembleia Legislativa do Piauí pela deputada estadual Ana Paula Araújo (PMDB), que tem liderança política em Canavieira.



O avião era de propriedade dos deputados estaduais Wilson Brandão (PSB), secretário de Governo, Edson Ferreira (PSD), de Xavier Neto e com uma participação do ex-deputado estadual Roncalli Paulo, do PSDB.

O TCE, através de comunicado feito pela assessora de Imprensa, Cláudia Brandão, informou que Xavier Neto e Jaime Amorim saíram no avião monomotor às 7h30, do aeroporto Nossa Senhora de Fátima, no povoado Cacimba Velha, na zona rural de Teresina, para uma inspeção das contas e obras na Prefeitura de Parnaguá.

O avião iria pousar em Corrente e de lá, os conselheiros do TCE iriam, de carro, para Parnagua..

Filho do conselheiro Xavier Neto, Gustavo Xavier, disse que depois de notícias divulgadas nos veículos de comunicação, as mortes foram confirmadas.

“A família e a sociedade do Piauí estão consternadas”, declarou Gustavo Xavier.

Os funcionários do TCE entraram em estado de choque quando souberam da morte. O clima na instituição é de comoção. Muitos pessoas choraram em seus gabinetes e tiveram a preocupação de avisar com delicadeza a tragédia para a mulher de Jaime Amorim Júnior, Juliana Amorim. O casal tem um garoto.

Os conselheiros Xavier Neto e Jaime Amorim foram para Parnaguá em viagem oficial para fazer inspeção na Prefeitura de Parnaguá. O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, estava em Cuiabá (MT), participando de uma reunião de trabalho e voltou para Teresina ainda ontem.

O governador Wilson Martins decretou luto oficial por três dias por causa das mortes dos conselheiros, Jaime Amorim era casado e pai de um filho. Já Xavier Neto foi deputado estadual e presidente do PR.

O ex-deputado estadual Roncalli Paulo, afirmou que falou com Xavier Neto na noite de segunda-feirae que ele chegou a brincar dizendo: " Deixa de ser besta, com é que esse avião vai cair?".

Roncalli Paulo declarou que o piloto que normalmente fazia as viagens, não estava no comando do avião nesta terça-feira, mas sim, outro piloto. Segundo ele, o avião iria abastecer em Bom Jesus e iria posar em Corrente e de lá os conselheiros seguiriam de carro para Parnaguá.

O major Mauro, da Assistência Militar do TCE,, informou que uma equipe de militares foi formada para ir até a serra em um avião, na região entre os municípios de Elizeu Martins e Canavieira, onde explodiu o avião monomotor em que estavam os conselheiros.

A Presidência do TCE montou uma equipe de plantão para tomar as providências sobre os rituais relacionados às mortes dos dois conselheiros e do piloto.

Guilherme Xavier de Oliveira Neto, nasceu em Amarante no dia 20 de novembro de 1947, foi um farmacêutico, advogado e político piauiense, que foi deputado estadual pelo Piauí por seis vezes exercendo também um mandato como suplente. Sua família possui base política na cidade de Regeneração.

Filho de José Cavalcante de Oliveira e Josefa Barbosa de Oliveira é formado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão e em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina. Diretor do Serviço de Fiscalização Profissional da Secretaria de Saúde e chefe do Serviço Farmacêutico do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (IAPEP), presidiu também o Conselho Regional de Farmácia.

Como oficial da reserva do Exército Brasileiro foi convocado em 1972 para atuar no combate à Guerrilha do Araguaia sendo que no mesmo ano seu irmão, Edvar Cavalcante de Oliveira, foi eleito vereador em Regeneração (ARENA). Xavier Neto foi eleito deputado estadual pelo PDS em 1982 migrando depois para o PFL conquistando a reeleição em 1986. No pleito de 1988 sua família colheu uma nova vitória com a eleição de Edmilson Cavalcante para a prefeitura de Regeneração, contudo uma cisão se estabeleceu no seio do clã quando Xavier Neto migrou para o PL e aceitou o cargo de Secretário de Segurança a convite do governador Alberto Silva, até então seu adversário político.

Na condição de presidente do Partido Liberal compôs-se com diferentes forças políticas e em 1992 seu irmão Antônio José Cavalcante foi eleito vereador em Teresina na coligação que levou Wall Ferraz de volta para a prefeitura. Reeleito deputado em 1990 e 1994, perdeu a eleição para prefeito da capital piauiense 1996 todavia seu filho, Fábio Xavier, foi eleito vice-prefeito de Regeneração nesse mesmo ano. Eleito suplente de deputado estadual em 1998 exerceu o mandato após a nomeação de parlamentares para o secretariado do governador Mão Santa conquistando novos mandatos em 2002 e 2006. Em 2 de junho de 2010 foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí, renunciando à sua condição de parlamentar.

O conselheiro do TCE, Xavier Neto, pilotava o avião que caiu e explodiu em uma serra entre os municipios de Elizeu Martins e Canavieira.

O procurador do Ministério Público de Contas, Pinheiro Júnior, afirmou que na segunda-feira Xavier Neto pediu que ele fosse em sua companhia para a viagem de inspeção em Parnaguá. " Eu não vou de avião para lá com você pilotando", falou Pinheiro Júnior.

Xavier Neto declarou que tinha documentação para pilotar o avião. " Bota na tua cabeça que eu não vou de avião", declarou Pinheiro Júnior.

O procurador do Ministério Público disse que uma equipe do TCE iria a Parnaguá fazer inspeção, mas de carro. Xavier Neto convenceu então, o conselheiro Jaime Amorim a viajar com ele e com o piloto do avião.

O conselheiro do TCE Olavo Rebelo informou que os corpos foram encontrados dilacerados e carbonizados. Uma equipe do TCE foi para o local do acidente acompanhar o resgate dos corpos.

De acordo com o deputado Edson Ferreira, o avião decolou por volta das 7h15 de Teresina.

"Um avião do Correios que passou pelo trajeto disse ter visto um avião caído na serra. Infelizmente foi o avião do Xavier Neto", falou Edson Ferreira.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí divulgou nota confirmando a morte dos conselheiros Guilherme Xavier de Oliveira Neto e Jaime Amorim Júnior, nas proximidades do município de Eliseu Martins, a 489 quilômetros da capital do Estado.

O Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) das cidades de Picos e Floriano foram encaminhadas para o local. O caso também está sendo acompanhado pela Gerência de Policiamento do Interior da Polícia Militar do Piauí e a Polícia Civil da cidade de Canto do Buriti.

De acordo com o coordenador da Infraero no Piauí, Wilson Estrela, o acidente foi investigado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"A equipe se deslocou da cidade de Recife (PE) para o local da queda", disse.

TCE divulga nota de pesar

“É com profundo pesar que o Tribunal de Contas do Estado do Piauí comunica o falecimento do Conselheiro Guilherme Xavier de Oliveira Neto e do Conselheiro Substituto Jaime Amorim Júnior, na manhã de terça-feira , próximo a cidade de Eliseu Martins. Os conselheiros foram vítimas de um acidente aéreo, quando se deslocavam para o município de Parnaguá, no sul do Estado”, diz nota divulgada na tarde de terça-feira pela conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, presidente em exercício do TCE.

“O TCE do Piauí solidariza-se com a dor dos familiares e de todos os colegas que conviveram profissionalmente com os dois Conselheiros nesta Corte de Contas”, acrescenta a nota.
Xavier Neto pode ter pilotado o avião que explodiu
O conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Xavier Neto pilotava o avião que caiu e explodiu em uma serra entre os municípios de Elizeu Martins e Canavieira.

O procurador do Ministério Público, Pinheiro Júnior, afirmou que na segunda-feira Xavier Neto pediu que ele fosse em sua companhia para a viagem de inspeção em Parnaguá. " Eu não vou de avião para lá com você pilotando", falou Pinheiro Júnior.

Xavier Neto declarou que tinha documentação, o brevê, para pilotar o avião. " Bota na tua cabeça que eu não vou de avião", declarou Pinheiro Júnior.

Xavier Neto tinha um encontro marcado com o prefeito de Parnaguá, Cândido Júnior.

Os dois fariam vistoria da obra de uma quadra e uma escola, colocada sob suspeição pelo presidente da Câmara do Município de Parnaguá, Vamberto Rocha.

Por volta das 10h30, os moradores ouviram um forte barulho, seguido de uma fumaça próxima a serra da região de Eliseu Martins. Os moradores da região chegaram até o local do acidente, que fica em uma mata fechada, e encontraram três corpos carbonizados.

Os corpos foram reduzidos a carvão e cinzas.
Avião que explodiu levava galão de 50 litros de gasolina
Pilotos comerciais comunicaram à presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Valtânia Alvarenga, que o avião monomotor em que estavam os conselheiros Xavier Neto e Jaime Amorim Júnior estava levando em sua viagem de mil quilômetros de Teresina para Parnaguá um galão de 50 litros de gasolina porque o procedimento adotado é comum porque não há confiança na qualidade do combustível comprado no interior do Piauí.

Três técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) saíram na tarde de terça-feira para fazerem investigação sobre as causas da explosão do avião monomotor que provocou a morte de três pessoaas em serra entre os municípios de Elizeu Martins e Canavieira.

O avião perdeu altitude, segundo as primeiras apurações, mas a presença de combustível no avião pode ter contribuido para a explosão.

O secretário executivo de Segurança Pública, Raimundo Leite, informou que três peritos do Instituto de Criminalística foram enviados de helicóptero para o local do acidente entre os municípios Elizeu Martins e Canavieira.

Depois que os corpos de Xavier Neto, Jaime Amorim Júnior e do piloto Edvaldo Buik foram limpos serão enviados para o IML (Instituto Médico Legal) de Teresina, de carro.

O corpo de Jaime Amorim Júnior será velado no TCE e do de Xavier Neto, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa porque passou lá quase 30 anos como parlamentar.

Os dois serão sepultado na quarta-feira no Cemitério Jardim da Ressurreição, em Teresina.








FOTOS: PORTAL NOTÍCIAS DE CANAVIEIRA - Vanilson Medeiros
Fonte:meionorte.com

Nenhum comentário: