sexta-feira, 30 de março de 2012

Sindicato dos docentes da UESPI convoca concursados para mobilização

    Várias categorias de servidores estaduais no Piauí estão em greve na defesa de direitos, e na luta por melhores salários e melhores condições de trabalho. Os docentes da UESPI também estão se mobilizando, em campanha salarial. Mas além de melhores salários, os professores reivindicam melhores condições de trabalho (melhorias gerais na UESPI, pautas da campanha SOS UESPI) e a nomeação imediata dos aprovados e classificados no último concurso para professor efetivo, de acordo com as necessidades dos cursos.
   Atualmente, 60% dos docentes da UESPI são temporários. São mais de 200 aprovados esperando nomeação, além de mais de 200 classificados. Enquanto o governo Wilson Martins atrasa as nomeações, diversas disciplinas não foram iniciadas por falta de professor, em Teresina e demais campi. O período letivo começou em 15 de março.
     Na próxima quarta-feira, às 9h, na Assembleia Geral dos docentes da UESPI que acontecerá no auditório do campus Torquato Neto, além de discutir sobre o resultado de negociações com o governo e reitoria, a categoria vai tirar encaminhamentos para fortalecer a campanha salarial docente.
    Para a Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP), o governo do Estado deve deixar de enrolação e nomear imediatamente os concursados. Na assembleia geral, a ADCESP quer contar com a presença dos aprovados e classificados no concurso para professor efetivo e com representante do Ministério Público. A reunião será acompanhada pela assessoria jurídica da ADCESP, que está fazendo uma lista de contatos (email/telefone) com os aprovados e classificados para mobilizar os concursados em torno da questão da nomeação. Mesmo os que não puderem participar da assembleia na quarta-feira, pelo fator distância (alguns são de outros estados brasileiros), é importante fazer contato com a ADCESP para facilitar a comunicação com a entidade.
     Na assembleia geral de 4 de abril, os docentes elegerão representantes no 1° Congresso Nacional da Central Sindical e Popular - CSP Conlutas, que acontecerá entre 27 e 30 de abril, em Sumaré-SP. Sem dúvidas, um dos eventos mais importantes do ano no processo de reorganização dos movimentos sindical e popular no país.

Nenhum comentário: