sábado, 10 de março de 2012

Serviço auxilia mulheres vitimas de violência sexual no Piauí

   Mesmo com muitas conquistas nos últimos anos, as mulheres ainda lutam contra um problema que muitas vezes acontece dentro de casa: a violência sexual. No Brasil, muitas vezes, as vítimas desse tipo de violência preferem o silencio ao invés de denunciar o agressor. No Piauí, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) vem disponibilizando desde 2006 um serviço que, além de monitorar esses indicativos, também oferece atendimento a vítima e sua família.
    O Serviço de Atenção as Mulheres Vítimas de Violência Sexual- Samvis, que funciona na Maternidade Evangelina Rosa, monitora as agressões, os tipos mais frequentes e conta com serviços de assistência social, psicólogos e enfermeiros.
    De acordo com informações da diretora do Samvis, Dra. Maria Castelo Branco, só no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2010, foram atendidas 1.427 vitimas de violência sexual. Do total, 232 casos foram de crianças e adolescentes procedentes de Teresina, violentadas pelo pai, avô, irmão, tio ou primo. Os dados reais são preocupantes: 127 crianças (54,7%), e 105 adolescentes (45,3%). Todas eram solteiras e não tinham trabalho remunerado.
   Setenta e seis por cento dos agressores eram maiores de 18 anos. Apenas 28% das vítimas procuraram atendimento dentro das primeiras 72h após a agressão. Em 74,7%, a mãe acompanhou a vítima por ocasião do primeiro atendimento; em 8% um representante do conselho tutelar e em 6% os avós.



Fonte:Com informações da CCom

Nenhum comentário: