segunda-feira, 20 de maio de 2013

Barragem de Tinguis, no Norte do Piauí, chega a 70% da execução

        A obra da Barragem de Tinguis, no rio dos Matos, entre os municípios de Batalha, Piracuruca, Piripiri e Brasileira, chegou a 70% de execução. É mais uma ação do Governo do Estado para reforçar a infraestrutura hídrica do Piauí. O investimento de R$97,5 milhões foi garantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
       O governador Wilson Martins, junto com a bancada piauiense, tratou da liberação dos recursos diretamente com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que garantiu empenho do Governo Federal para garantir a conclusão da obra que tem 6 quilômetros de extensão. A barragem Tinguis terá capacidade para armazenar 295 milhões de metros cúbicos de água.
        Com a conclusão da Barragem de Tinguis, o Governo do Estado pretende incentivar a produção agrícola através de projetos de irrigação. A expectativa é que os municípios de Batalha, Piracuruca, Piripiri e Brasileira aproveitem o recurso hídrico para potencializar o cultivo de frutas, hortaliças e verduras. O governador Wilson Martins também pretende expandir a piscicultura na região, que esta se tornando no Piauí uma importante ferramenta de apoio ao pequeno produtor da região do Semiárido.
       Em encontro com a presidenta Dilma Rousseff, em Fortaleza, o governador Wilson Martins solicitou apoio do Governo Federal para obras de segurança hídrica, como construção de barragens de acumulação, barraginhas e perfuração de poços. “Não houve produção no Semiárido e temos queda de produção no Cerrado por conta do veranico que ocorreu na Serra do Quilombo, na região de Bom Jesus. Ainda nos preocupam os reservatórios de água, que ainda estão em sua maioria com um quinto de sua capacidade”, avaliou o governador Wilson Martins.
Fonte: cidadeverde. 

Nenhum comentário: