O principal grupo de comunicação do Brasil, a Globo, recentemente declarou guerra ao Facebook. A empresa decidiu que todas as fanpages de seus portais não teriam mais links para seu conteúdo. Depois de semanas, o CEO da Globo.com finalmente explicou o motivo: a rede social é irrelevante para a audiência do grupo.
Segundo Juarez Queiroz, o Facebook Representa cerca entre 1% e 2% da audiência dos sites, o que facilitou a decisão. Segundo ele, a grande razão é o filtro aplicado pelo Facebook às postagens, já que apenas um percentual pequeno das pessoas que "curtem" as páginas recebem o conteúdo em seu feed de notícias.
"O comportamento das pessoas é de uma superutilização do news feed. Elas não vão às fanpages, consomem o que foi publicado nelas à medida que aquilo vai saindo em seu feed. E não necessariamente tudo que foi publicado na fanpage sai ali", afirmou ao Meio e Mensagem.
Outro motivo apontado foi comercial, já que o Facebook pode utilizar a base de usuários do grupo para exibir anúncios de concorrentes.
“Quando você quer fazer uma ação comercial no Facebook, tem uma página desenhada especificamente para isso. Nela o anunciante diz, por exemplo, que quer mandar uma publicidade para jovens, do sexo masculino, e pode classificar por interesses que são filtros, segmentados pelas fanpages. Com isso, meu concorrente pode mandar uma comunicação para minha base”, afirmou Queiroz.
Fonte: Olhardigital
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