sexta-feira, 24 de maio de 2013

Educação e lutas esportivas

          Quando pensamos em educação logo temos a ideia de uma sala de aula com um: (a) professor: (a) escrevendo na lousa e os alunos copiando no caderno. Quando se fala em esporte á ideia que vem a cabeça é futebol, vôlei, basquete, em luta não é diferente já se imagina que é violento, que estimulará os alunos a serem mal criados e brigões. No entanto, são visões erradas de tal conceito.
         Educação e lutas esportivas são de fundamental importância na escola e na vida pessoal e profissional desses alunos, desenvolve neles o espírito competitivo, o raciocínio lógico, cognitivo, a maturidade e a responsabilidade, tornando-os não simples estudantes. E sim, homens respeitados e respeitadores, cidadãos críticos e reflexivos da sociedade em que vivem.
         No mundo moderno em que vivemos e consumimos bastante comida industrializada e nos acomodamos na poltrona de casa, temos a necessidade de praticarmos algum tipo de atividade física, seja lutas como o Jiu Jitsu, a capoeira, ou esportes como futebol, vôlei, basquete, a dança e também a caminhada, ou malhando em academia em fim se quiser ter uma boa qualidade de vida.
         Em nossa cidade Canto do Buriti – PI, temos o Jiu Jitsu com professor Halisson Oliveira.


                                                 A capoeira com o professor Tamarindo.


 A expressão corporal e teatro com o professor Claudio Costa.


          No entanto, ainda não estão inseridos nas escolas públicas de nossa cidade. É preciso que a sociedade e os gestores públicos apoiem esses e outros profissionais e os levem para dentro dos murros escolares. Pois  a sociedade ganhará, a escola ganhará, os alunos ganhará, todos sairão ganhando com ingresso destes profissionais levando a luta, a dança a expressão corporal para ser utilizada em sala de aula na educação formal.  

Fonte: ICB

2 comentários:

Andy Willer disse...

Parabéns pelo documentário! Nossa cidade precisa de mais profissionais como esses citados.Os mesmos estão de parabéns,pois com incentivo e dedicação tiram jovens e crianças ociosas de um caminho tortuoso.

Esivaldo I.S disse...

Obrigado amigo Endy WIller, pelo reconhecido do nosso apoio aos artistas locais, o nosso objetivo é apresentar a sociedade projetos sociais que funcionem e os esportes com certeza dão bons resultados. É uma pena que a nossa sociedade Canto-Buritienses ainda possua pessoas que não reconhece o valor que tem os esportes na sociedade, na educação, na economia e na política.