domingo, 26 de maio de 2013

Sindicato dos Jornalistas envia nota de repúdio a prisão de Efrém Ribeiro


         O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí, José Olímpio enviou nota de repúdio a atitude de um perito da Polícia Civil que teria dado voz de prisão e algemado o jornalista Efrém Ribeiro, quando este cobria o acidente ocorrido na madruga deste sábado (25/05) na zona Leste de Teresina, que resultou na morte de uma jovem.
Leia a nota na íntegra:
        A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí vem a público manifestar o seu mais veemente repúdio à violência praticada contra o jornalista Efrém Ribeiro por um perito da Polícia Civil que, cometendo abuso de autoridade, deu voz de prisão ao profissional de imprensa e o algemou pelos simples fato dele ter chegado ao local de um acidente de trânsito que aconteceu na madrugada deste sábado (25) antes das autoridades e do Samu.
         Efrém Ribeiro, como bom repórter que é, apenas cumpria a obrigação de registrar a lamentável ocorrência que resultou na morte de uma jovem e fazia fotos no local do acidente, sem tocar em nada, quando foi surpreendido pelo perito que, aos gritos, demonstrando desequilíbrio, resolveu prender o jornalista que não esboçou qualquer reação e ainda assim foi algemado e humilhado publicamente.
       Fatos como esse revelam o desrespeito ao trabalho do jornalista e atentam contra a liberdade de imprensa, merecendo o repúdio de todos. Agressões contra profissionais de comunicação, praticadas por agentes da segurança pública, estão virando uma rotina intolerável. É preciso que se dê um basta nessas práticas abusivas e seria muito oportuno que começasse agora pela punição do agressor do jornalista Efrém Ribeiro.
José Olímpio L. de Castro, presidente do Sindjor-PI
Fonte: 180graus.

Nenhum comentário: