sábado, 25 de maio de 2013

E-mail com suposta mensagem de voz no Facebook é vírus e rouba dados

Mensagem tem o mesmo padrão gráfico das legítimas, enviadas pela plataforma. Vírus se espalha ao encaminhar mensagens maliciosas para a lista de contatos da vítima

Os cibercriminosos estão implementando suas táticas de ataque para atingir usuários do Facebook. A última prática, descoberta pela empresa de segurança Bitdefender, consiste no envio de um vírus por e-mail, o qual alega que o código malicioso é na verdade uma mensagem de voz enviada por um amigo por meio da rede social.
A mensagem arbitrária tem o mesmo padrão gráfico das legítimas, enviadas pela plataforma. O endereço de e-mail alvo, inclusive, é o mesmo cadastrado para acessar a rede.
Ao clicar no link para ouvir a suposta mensagem, a vítima acaba baixando o malware que, uma vez instalado na máquina, pode roubar dados e prejudicar o funcionamento do sistema operacional.
O vírus se espalha ao encaminhar mensagens maliciosas para a lista de contatos da vítima. Os arquivos maliciosos possuem a extensão "clp" e alojam-se na pasta Windows System32.
"Além do roubo de dados confidenciais, o vírus pode acarretar problemas ao sistema operacional do computador, impossibilitando a limpeza da máquina, a não ser via formatação. É importante lembrar ao usuário que, apesar de se mostrarem mais confiáveis, as mensagens enviadas por redes sociais são tão passíveis de falsificação como e-mails", adverte o diretor da Bitdefender no Brasil, Eduardo D’Antona.
Como evitar vírus de mensagens de voz do Facebook?
A recomendação para não se tornar vítima da ação é manter os softwares de antivírus atualizados no computador. Além disso, caso receba e-mails de fontes duvidosas, evite abri-los. Se tiver dúvidas em relação a mensagens enviadas por amigos, pergunte-os anteriormente se de fato a enviaram para não ter surpresas desse gênero.
Fonte: IDGNow/anonymousbr4sil

Nenhum comentário: