Começa a vigogar a partir de janeiro próximo a nova carteira de trabalho e previdência social. Ela será informatizada e a antiga, a carteira manual, deverá sair de circulação.
Segundo Paula Masullo, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Piauí, “O Brasil está passando por uma transformação, e é preciso acompanhar os avanços da tecnologia, principalmente para que se possa oferecer á população Segurança e mais Qualidade”.
Para que a nova carteira funcione as prefeituras municipais deverão firmar convênio para que sejam emitidas, no caso, com a Superitendência Regional do Trabalho em Emprego do Piauí, gerência ou agências do Ministério do Trabalho nos Estados e também, mediante convênios, com órgãos dos governos federal, estadual e municipal e, na ausência destes, com entidades sindicais.
Ontem, 27, aconteceu em Teresina, uma reunião com representantes dos municípios localizados entre rios, para apresentação do Sistema de Emissão de Carteira de Carteira de Trabalho e Previdência Social Informatizado.
“A reunião teve como base o fato de que os atuais conveniados executam esses serviços descentralizados, ainda utilizando-se do Modelo de CTPS Manual. E o Município ao adotar o Modelo Informatizado perceberá que existe a valorização em sua segurança contra eventuais fraudes", afirma Cybelle Bonfim representante da SRTE/PI.
Novo Documento
Incorpora vários itens de segurança que dificultam sobre maneiras as fraudes contra seguro desemprego, FGTS e benefícios previdenciários, além de dotar o país de um eficiente sistema de atendimento ao trabalhador, proporcionando a integração de ações da área de trabalho que facilitem a identificação por intermédio de uma base de dados única, sendo confeccionada em material mais durável garantindo que as informações não se percam com o tempo e o uso.
Fonte: AcessePiauí.
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