O Ministério da Educação (MEC) autorizou a ampliação dos polos da Universidade Aberta do Brasil no Piauí (UAB-PI). A autorização foi dada pelo secretário executivo do MEC, Henrique Paim, durante reunião com o governador Wilson Martins e o secretário estadual da Educação, Átila Lira, na manhã desta quinta-feira (15), em Brasília.
"O MEC tem uma meta de instalação de polos da UAB em 20% dos municípios. Nós já atingimos essa meta. Temos polos em 44 cidades. Nessa expansão, nossa prioridade será implantar esses novos polos onde havia cursos da Uespi. Vamos aproveitar essa estrutura física e interiorizar a Educação a Distância", afirmou o governador Wilson Martins após a reunião.
Outros fatores que deverão embasar a definição de onde serão instalados os novos polos são os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "É importante analisar a demanda reprimida, as cidades com menores IDH e Ideb. A Educação a Distância tem modificado a realidade das cidades do interior. Temos evasão quase zero e grande aproveitamento dos egressos no mercado de trabalho", disse o presidente do Fundo Nacional da Educação (FNE), José Carlos Freitas.
Para a ampliação da UAB no Piauí, o Governo do Estado investirá em infraestrutura física e rede de internet banda larga e o MEC custeará instalação de laboratórios e pagamento de bolsa para tutores e coordenadores. A quantidade de novos polos e o local de instalação deles vai ser definido em outras reuniões. A primeira delas, inclusive, está marcada para janeiro do próximo ano com os técnicos da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e do MEC.
O Ministério da Educação também autorizou a descentralização dos núcleos da UAB, aproveitando o espaço físico de escolas da rede pública estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário