Técnicos do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE), organização
não-governamental, visitaram os municípios de Uruçuí e Morro Cabeça no
Tempo, ambos localizados na região sul do Piauí. As visitas fazem parte
do monitoramento do programa Qualiescola que tem como meta a formação de
professores, a partir de metodologias de ensino eficazes no processo de
aprendizagem do ensino fundamental.
Na cidade de Uruçuí, o programa é desenvolvido em três escolas e a meta
é ampliar para mais unidades de ensino do município. De acordo com
Maria Helena, pró-formadora do IQE que esteve na cidade, os professores,
assim como, o poder público como apoiador, já compreendem as condições
necessárias para o sucesso do programa.
“É preciso apoio às ações das formadoras, disponibilização de recursos
materiais e financeiros, acompanhamento constante do processo, incentivo
à participação dos professores, estabelecimento de local e horários
fixos para realização das oficinas. As formadoras atestaram que a
educação escolar vem mudando em relação à seriedade como tem sido
encarada em Uruçuí”, relatou.
O Qualiescola promove, em cada escola, oficinas de formação em língua
portuguesa e matemática para os professores das duas escolas, com apoio
de material pedagógico produzido pelo IQE. As oficinas são ministradas
por monitores especializados e ocorrem uma vez por semana, a cada
semestre letivo.
O repasse das novas experiências para os estudantes em sala de aula
fica a cargo de cada professor da rede municipal envolvido no programa,
não havendo interferência na política pedagógica das escolas. No caso
dos estudantes, eles passam por uma avaliação diagnóstica no inicio e
final de cada semestre, para acompanhar o desempenho educacional.
Já na cidade de Morro Cabeço no Tempo participaram do encontro com
técnicos do IQE cerca de 38 professores, dois diretores e três
coordenadores das escolas da rede pública de ensino. No município,
observou-se que ainda é preciso avançar na execução do Qualiescola e que
os professores não têm medido esforços para implantar novas
metodologias de ensino.
“Constatamos que em uma terra tão distante, árida e queimada pelo sol e
pela má vontade dos governantes existem crianças de olhos brilhantes
pela vontade de aprender, professores que tiram forças de si próprios
para continuar tentando e formadores incansáveis e batalhadores por uma
educação de qualidade”, comentou Conceição Parateli, pró-formadora do
IQE.
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