sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Lixo a céu aberto



        
Definição de lixão: Uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou a saúde pública.
  Metade das cidades brasileiras usa lixão a céu aberto, porcentagem era de 70% em 1989. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2008.
 De acordo com o levantamento, 22% dos municípios destinam o lixo a aterros controlados e 27,7% a aterros sanitários.
      Segundo o IBGE, nos últimos anos caiu muito o número de municípios que usa os lixões a céu aberto. Porém em alguns estados a situação é bastante grave, Piauí, Maranhão, Alagoas destinam mais de 95% dos resíduos aos lixões.
       No Brasil o problema é gravíssimo, pois cerca de 80% dos municípios depositam seu lixo em lixões, esses depósitos causam poluição ao solo, a água que bebemos e ao ar, pois a queima espontânea é constante.
      Muita gente pensa que se o lixão estiver longe de sua residência ele não lhe trará problemas. Isso é um grave engano. A poluição causada pelo lixão, atinge muitos e muitos quilômetros em volta, ou mais, já que a água e o ar estão em constante movimento.
   Principalmente o lixo orgânico, que ao se decompõe, solta o chorume (liquido de cor escura) o qual pode contaminar o lençol freático, essa contaminação pode vir de produtos químicos, como óleo, pilhas, lixo hospitalar etc.





      

Nenhum comentário: