sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Contratação para empregos temporários vai crescer 30%

A contratação de trabalhadores temporários pelo comércio no Piauí para dar conta do movimento intenso de compras no varejo no período natalino já começou, e deve se intensificar até o fim de novembro. As projeções do Sindicado dos Lojistas do Piauí (Sindilojas) é que as contratações cresçam até 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os setores de calçados e vestuário devem liderar o número de admissões nesse período, seguida pelos setores de super e hipermercados, perfumaria, artigos de uso doméstico, lojas de móveis e eletrodomésticos deterão o restante das contratações. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas no Estado, Luiz Veloso, a contratação de temporários é uma excelente oportunidade para descobrir novos talentos. "As contratações temporárias são ótimas oportunidades para que as pessoas mostrem trabalho e, após a alta temporada, consigam efetivação no emprego, além de ser uma oportunidade a mais para quem busca uma vaga no mercado de trabalho pela primeira vez", enfatizou.
Entretanto, para alavancar ainda mais as vendas de final de ano, o Sindilojas, a partir da segunda quinzena de dezembro, deve anunciar horários especiais para o funcionamento do comércio, além do feriado no dia 8 de dezembro que o comércio deve abrir normalmente. "Com isso esperamos aumentar as vendas dos lojistas e a maior prova disso é a analise das vendas de 2010, quando a expectativa de aumento era de 20 a 25% e ficou acima de 30%. É isso que queremos repetir este ano, a superação", disse o presidente da entidade, Luiz Veloso.
Algumas redes de supermercados em Teresina, por exemplo, já iniciaram a contratação temporária. Nas redes de supermercados, por exemplo, as contratações ocorrerem em todas as áreas operacionais, como frente de caixa, mercearia, têxtil, bazar, frutas legumes e verduras, padaria, açougue e peixaria. Cida Souza, gerente de recursos humanos da rede de supermercados do GPA, acredita que o aumento na intenção de chamar temporários frente ao ano passado é sinal de que o varejo local está otimista com relação às festas natalinas. "O comércio tem crescido bastante e apostamos nessas contratações para melhor atender os nossos clientes", avalia, acrescentando em todo o país cerca de 10 mil vagas estão sendo abertas na rede.
CUIDADOS - O primeiro cuidado que um empresário deve ter na hora da contratação temporária é o contrato de trabalho, já que muitos optam por contratar mão de obra temporária em uma empresa especializada. "Ela é que vai fazer a contratação direta com o funcionário e depois fornecê-lo para o cliente, esse é o primeiro cuidado básico", explica o advogado Leonardo Airton Soares.
É importante também checar se o candidato à vaga está devidamente registrado no Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, o acordo entre as duas partes deve ser feito por escrito e nele deve constar qual é o motivo da contratação. De acordo com a Lei nº 6019, o trabalho temporário é aquele necessário para substituir funcionários regulares ou permanentes por um certo tempo, ou que é motivado por um acréscimo de serviço.

Nenhum comentário: