sábado, 21 de janeiro de 2012

Ambulâncias vão ajudar no reforço das ações de saúde no interior



Entrega de Ônibus para o HEMOPI e de Ambulâncias para Hospitais Regionais e Estaduais (Foto:Kalberto Rodrigues/PK) 

As 16 ambulâncias entregues, na manhã desta sexta-feira (20), aos hospitais regionais e estaduais de referência vão incrementar as ações de saúde em vários municípios do Piauí. É o caso de Piripiri, no Norte do Estado. O Hospital Regional Chagas Rodrigues, por exemplo, atende uma região com 11 cidades, compreendendo cerca de 150 mil habitantes.

“Vai ajudar muito e por mais que a gente coloque serviços para funcionar, em nosso caso o de traumato-ortopedia e nossa UTI, alguns casos ainda são transferidos para Teresina, principalmente os traumas cranianos. Nós atendemos uma região muito grande. 150 mil habitantes usam o serviço do hospital regional”, relata o diretor Luciano Cardoso.

Como Piripiri, receberam ambulâncias os hospitais regionais de Parnaíba, Campo Maior, Oeiras, Valença, Picos, Uruçuí, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e os hospitais estaduais de Luzilândia, Corrente, Esperantina, Elesbão Veloso, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí e Canto do Buriti, totalizando investimentos na ordem de R$ 1.5 milhão. A entrega foi feita no Palácio de Karnak pelo governador Wilson Martins e a secretária de estado da Saúde, Lilian Martins.

Para a secretária Lilian Martins, a entrega das ambulâncias, após 9 meses de iniciar um novo modelo de gestão nos hospitais regionais e estaduais de referência, mostra que é possível cada município dar resolubilidade em muitos casos.
“Essa entrega acontecendo só agora é para mostrar que não é prioridade a questão da ambulância em si, temos que fortalecer as ações dos municípios. Hoje trabalhamos com fortalecimento regional, planejamento com articulação, transparência e gestão”, afirmou.

Ainda de acordo com a secretária, todos sabem da necessidade de investimentos na Saúde, desta forma, a ordem é fazer mais com menos. “Essa é a nossa meta nos hospitais. A saúde se faz com toda atenção básica. A saúde hospitalar é um estágio superior”, ressalta.

Segundo o governador Wilson Martins, a saúde do Piauí está avançando em passos largos. “Em 2010, os médicos não queriam dar plantão. Hoje, a realidade é totalmente outra. Canto do Buriti, Oeiras, São Raimundo Nonato, Corrente, onde o problema era sério, agora temos médico 24 horas”, disse o governador.

Wilson Martins aproveitou a ocasião para anunciar a retomada imediata da construção do hospital de Picos e comunicar os acertos finais da nova licitação do Centro Materno Infantil. “Temos recursos suficientes para construir a parte da maternidade, que é prioridade”, afirmou.

“Hoje ainda podem até ter queixas, mas já há uma sistemática funcionando”, acrescentou o governador, ressaltando que está sendo montada uma consultoria na saúde para melhor, principalmente, a aquisição de medicamentos e material hospitalar. “Tudo isso diminuindo o custo”, finalizou.
Fonte: com informações Piaui.pi

Nenhum comentário: