quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Grande oportunidade, financiamento para microempreendedores

A partir da segunda-feira (11/01), os microempreendedores da região Sudeste de Teresina têm a partir de agora mais facilidade na obtenção de financiamento para incrementar seus negócios. A prefeitura e a Caixa Econômica Federal (CEF), criaram uma unidade do Programa Crescer que oferece linhas de crédito a taxas de juros mais baixa para a população empreendedora.

A base de apoio do programa foi cedida pela Prefeitura de Teresina e está funcionando dentro das instalações do Centro de Referência em Assistência Social (Cras-Sudeste). Essa é a primeira unidade do Nordeste instalada pela Caixa com o apoio de uma Prefeitura.

Com o Crescer, a Caixa vai incentivar a geração de emprego e renda de empreendedores formais e informais que tenham o faturamento anual de até R$ 120 mil. Por meio do programa, é possível obter até R$ 15 mil em linhas de financiamento, com prazo de até 24 meses para quitação e taxas de juros reduzidas a 0,64 % ao mês. A taxa de abertura de crédito é de 1,0 % e já é descontada no crédito. O superintendente Raimundo Nascimento detalha que os empreendedores podem obter crédito nas modalidades capital de giro e investimento.

O diferencial do programa Crescer é que ele atua de forma itinerante com agentes do microcrédito. Jovens aprendizes são responsáveis por visitar os estabelecimentos comerciais e os empreendedores ambulantes oferecendo as linhas de crédito. "Por conta disso, todos os jovens que serão agentes do programa são moradores da comunidade, pois eles já conhecem a realidade local e os comerciantes", explica o prefeito Elmano Férrer, destacando que a Prefeitura, por meio do Banco Popular, também disponibiliza linhas de financiamento para os pequenos empreendedores a taxa de juros baixa.

O programa tem como metodologia o relacionamento direito com os empreendedores. Nessa perspectiva, os agentes são responsáveis pelo acompanhamento do negócio durante a vigência do contrato. Para fechar o contrato, a Caixa realiza avaliações da atividade e da capacidade de endividamento do cliente e do avalista.

Paralelo ao financiamento, o Crescer também é uma forma de estimular a formalização dos trabalhadores autônomos, transformando os pequenos negócios em empresas com CNPJ, mesmo que o único empregado seja o próprio dono. O programa também tem um foco especial no público Beneficiado pelo Bolsa Família de forma a incentivar que eles se tornem empreendedores e consequentemente responsáveis pelo seu sustento.
 
Fonte:Com informações da assessoria.

Nenhum comentário: