terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Em protesto, Wikipedia ficará fora do ar na quarta-feira (18/01/2012).

SOPA

A versão em inglês da Wikipedia ficará fora do ar durante esta quarta-feira (18/1) como forma de protesto contra o projeto de lei conhecido como SOPA, que está em discussão nos Estados Unidos. O "blecaute" de alguns sites está sendo organizado há alguns dias, e, de acordo com Tweets deJimmy Wales, fundador da Wikipedia, a enciclopédia livre fará o seu protesto nesta quarta-feira.

"Aviso aos estudantes: façam suas tarefas antes. A Wikipedia ficará fora do ar na quarta-feira", brincou Wales em seu Twitter, ao anunciar o dia em que "desligará" o site. Durante todo o dia, não será possível acessar a versão em inglês da Wikipedia, mas outros idiomas estarão no ar.

Wales também ressalta que o protesto não terá valor caso os visitantes e colaboradores do serviço não façam sua parte - segundo ele, todos devem ligar para senadores pedindo para não deixar o projeto ser aprovado.

Os pedidos feitos diretamente aos senadores são vistos como uma forma de expressar a rejeição do público ao SOPA, que conta com apoio de grandes empresas produtoras de conteúdo, ao mesmo tempo que é rejeitada por companhias do Vale do Silício como Google e Facebook, além da própria Wikipedia.

Outros serviços também podem ser paralisados em breve, caso o projeto continue sendo discutido da maneira como foi proposto pelo senador republicano Lamar S. Smith. Google, Amazon e Facebook, por exemplo, podem ser desligados durante um dia inteiro para protestar contra o SOPA. No Brasil, um protesto também está sendo organizado para amanhã.


Fonte:Olhardigital

Nenhum comentário: