domingo, 22 de janeiro de 2012

Laboratórios vão beneficiar um milhão e meio de piauienses

Com a implantação dos novos laboratórios de próteses dentárias, através do programa Brasil Sorridente, o Piauí passará a contar com 79 unidades, beneficiando mais de um milhão e meio de pessoas. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que faz a fiscalização e monitoramento dos municípios contemplados com os laboratórios.
Essas unidades funcionarão articuladas com os demais serviços de saúde bucal e o Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a coordenadora Estadual de Saúde Bucal, Vanessa Ferreira, qualquer município pode solicitar os laboratórios diretamente ao Ministério da Saúde. “Independente do total da população, qualquer secretaria municipal pode fazer solicitação de laboratórios de próteses ao Ministério. Caso seja aprovado, a Sesapi atuará na parte de fiscalização e capacitação dos profissionais que atuarão nesses laboratórios”, explica.
Uma dessas capacitações acontecerá no mês de fevereiro, onde os novos municípios contemplados como Floriano, Água Branca, Angical e Amarante irão receber os esclarecimentos dos técnicos da Sesapi. “Além disso, vamos fazer o lançamento do curso de técnico de próteses, através da Escola Técnica do SUS”, comenta Vanessa, acrescentando que o curso terá duração de dois anos.
Até o fim no ano, outros novos laboratórios serão implantados no Estado. Com esses 79, somente o Piauí receberá um montante de R$ 5 milhões por ano para o andamento do programa.
O programa Brasil Sorridente faz parte do Plano Brasil sem Misérias, lançado ano passado pela presidente Dilma Rousseff. A principal meta do Ministério da Saúde na assistência odontológica é reduzir progressivamente o número de brasileiros com falhas na arcada dentária.

 Fonte:Com informações da CCom

Nenhum comentário: