sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Piauí e Unicef fazem parceria para implantar Programa

    O Governo do Estado do Piauí e a Secretaria de Educação do Piauí firmam parceria com Unicef para implantação do Programa Palavra de Criança. O Programa visa ajudar os municípios a organizar estratégias eficazes de alfabetização de crianças, colaborando para que alcancem a meta estipulada pelo Compromisso Todos pela Educação (MEC/PDE) de que todas as crianças até os 8 anos de idade estejam alfabetizadas.
    Para 2012 já temos 150 municípios que devem trabalhar com o Programa. “O Programa estimula a família, a escola e as crianças a perceberem a aprendizagem como um direito de cada criança, que são estimuladas a considerar a educação como um bem prazeroso e, a aprendizagem, uma porta aberta para outros direitos”, afirma Neula Guimarães        coordenadora do programa.
O programa consiste em três pontos básicos:
1) Capacitação Pedagógica: a partir de seminários, desenvolvem-se estratégias pedagógicas de monitoramento do trabalho de alfabetização, por parte das equipes técnicas municipais;
2) Certificação: ao final do ano letivo é realizada uma avaliação com as crianças do 3º ano/2ª série do ensino fundamental, em que são mensuradas as habilidades de leitura e escrita adquiridas durante o processo de alfabetização. Cada criança, então, recebe um certificado que indica em que estágio se encontra em cada uma das habilidades;
3) "Família Educando Junto": é uma atividade extracurricular, que procura sensibilizar aos   pais sobre o seu papel fundamental na educação das crianças, estimulando assim a sua participação efetiva na vida escolar de seus filhos.
“Esperamos que no final do 3° ano do ensino fundamental pelo menos 70% das crianças atendidas pelo programa tenham condições de ler, escrever e compreender um texto adequado a sua idade”, finaliza Neula.

Fonte:Com informações da CCom

Nenhum comentário: