sábado, 21 de janeiro de 2012

Anatel aprova consulta sobre edital que trará internet 4G ao Brasil


Sociedade poderá opinar sobre edital de licitação das faixas de frequência.
4G aumenta velocidade de transmissão de dados na telefonia celular.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira (19), a realização de uma consulta pública para que a sociedade possa se manifestar sobre o edital de licitação das faixas de radiofrequência, incluindo a de 2,5 GHz a 2,69 GHz, que permitirá a a entrada no mercado brasileiro da tecnologia 4G, mais rápida, para transmissão de dados por celulares e tablets.
A proposta permanecerá para consulta por 30 dias, com audiências públicas em Brasília e em São Paulo. A licitação deverá ser realizada até 30 de abril de 2012, diz a agência.
O leilão das faixas ocorrerá pelo método tradicional, de maior preço ofertado. "A licitação foi dividida em lotes de abrangência nacional, abrindo a possibilidade para que até 5 empresas possam competir no 4G em todo o País", disse o conselheiro relator da proposta, Rodrigo Zerbone.
A implantação da quarta geração da banda larga móvel de alta velocidade é “importante para a prestação de serviço durante os grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil”, diz a Anatel em nota em que menciona a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Data de implantação
Todas as cidades-sede das Copas das Confederações deverão estar atendidas até 31 de maio do mesmo ano, e as sedes e subsedes da Copa do Mundo deverão contar com o 4G até o fim também de 2013.
"É muito importante estarmos com a tecnologia funcionando já no ano que vem", concluiu o relator. Já a meta para as capitais de Estados e cidades com mais de 500 mil habitantes é de atendimento até maio de 2014. Para os municípios com mais de 100 mil habitantes, a data limite é dezembro de 2015.
De acordo com a Anatel, as subfaixas de 451 MHz a 458 MHz e de 461 MHz a 468 MHz também estão no edital e serão usadas para o atendimento de áreas rurais e regiões remotas. Os vencedores da seleção deverão ampliar a penetração dos serviços de telecomunicações de voz e dados nas áreas mais distantes a preços acessíveis.
O que é o 4G
O 4G é o nome dado a um conjunto de tecnologias e padrões de transmissão de dados e voz por redes de telefonia celular. A tecnologia alcança velocidades de cerca de 100 megabit (Mbps), uma taxa de transmissão cerca de dez vezes maior do que a máxima obtida atualmente pelo 3G, que é de 7 Mbps.

Fonte:G1.com

Nenhum comentário: