domingo, 8 de janeiro de 2012

Matrículas para programa de Ensino Técnico vão até o dia 14 de janeiro


A Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc) informa que segue até o dia 14 de janeiro a pré-matrícula para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os estudantes interessados devem estar regularmente matriculados na Educação de Jovens e Adultos de 4ª a 7ª etapas, no Ensino Médio 2º e 3º ano e Ensino Profissionalizante.
O Pronatec compreende a mais ambiciosa reforma já realizada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) brasileira. Com a meta de oferecer, no Piauí, 7.000 mil vagas de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) para o ano de 2011 e mais ofertas de cursos FIC e Técnicos para 2012, o Programa tem por objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e a distância de Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), além de fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da EPT, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional.
Um dos principais destaques do Pronatec é a criação do Bolsa-Formação, pela qual a União financiará a oferta de cursos presenciais de EPT a pessoas de diversos perfis, sendo dois os tipos de Bolsa-Formação. A Bolsa-Formação Estudante oferecerá Cursos Técnicos com duração a partir de 800 horas para estudantes matriculados nas redes públicas de Ensino Médio e a Bolsa-Formação Trabalhador que oferecerá Cursos FIC com duração de 160 horas ou mais a trabalhadores.
Além disso, a criação do FIES Técnico, a consolidação da Rede e-Tec Brasil, o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT) são outros pontos de destaque do Programa.
O Pronatec oferece Cursos Técnicos com um mínimo de 800h e Formação Inicial e Continuada (FIC) – mínimo de 160h – através da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e do Sistema S.
Os interessados deverão comparecer à sede da Gerência Regional do seu município munidos do formulário para pré-matrícula preenchido. Após a realização da pré-matrícula os alunos deverão comparecer às Unidades Ofertantes com a cópia dos documentos solicitados para confirmação da mesma.
DOCUMENTOS SOLICITADOS:
• Comprovante de escolaridade;
• Comprovante de endereço;
• Identidade;
• CPF.

Fonte: 180graus/Ccom

Nenhum comentário: