domingo, 15 de janeiro de 2012

Site diz que 'sonda russa' poderá cair no Piauí ainda neste domingo


Imagens da sonda em órbita da terra ja foram capturadas
Imagens da sonda em órbita da terra ja foram capturadas

A fracassada sonda russa para Marte, Phobos-Grunt, continua sua trajetória em direção à Terra e deve cair na terra neste domingo (15). Às 21h de sábado de Brasília, a espaçonave de 13 toneladas circulava o planeta a uma altitude média de 147 quilômetros, mas perdia centenas de metros de altitude a cada hora.
Oficialmente, o destino dos destroços ainda é desconhecido. Mas segundo o site "Diário da Rússia", cálculos do astrônomo amador Harro Zimmer revelam que a nave interplanetária Fobos-Grunt poderá cair hoje à tarde (pelo horário de Brasília) na região Nordeste do Brasil, mais precisamente no Estado do Piauí. 
A informação, divulgada pela agência RIA Novosti, foi publicada no site Visual Satellite Observer, e, se for exata, corrige os dados anteriores, fornecidos pela agência espacial russa, a Roskosmos, responsável pela Fobos-Grunt. Segundo Harro Zimmer, a queda ocorrerá às 18 horas do Observatório de Greenwich (15 horas pelo horário de Brasília), com 45 minutos de variação, para mais ou para menos.
Segundo especialistas, a maior parte da sonda deve se incinerar com a entrada na atmosfera, mas pequenos pedaços podem eventualmente cair sobre a Terra. A agência espacial russa estima que o que sobrará da espaçonave poderá ficar dividido em 20 a 30 pedaços, com um peso total não superior a 200 quilos.
'A maior incerteza para a previsão é a densidade atmosférica que a espaçonave encontra em órbita, mas também a orientação do veículo quando ele entrar (na atmosfera)', explica Richard Crowther, engenheiro-chefe da Agência Espacial Britânica.
'Ela pode rapidamente virar, se pedaços se quebrarem, e isso muda a trajetória e o local onde os restos podem impactar', disse. Esta é a terceira espaçonave importante a reentrar na atmosfera em quatro meses, após os retornos do satélite americano UARS, em setembro, e do telescópio alemão Rosat em outubro. Ambos caíram no oceano.


Fonte:Com informações do G1 e Diário da Rússia

Nenhum comentário: