terça-feira, 9 de agosto de 2011

ACIDENTE com Amadeu Campos, apresentador da TV cidade verde


Muito se questiona sobre as pessoas que estavam com o jornalista Amadeu Campos, editor-chefe e apresentador da TV Cidade Verde, no momento do acidente ocorrido no domingo passado, dia 6 de agosto, que o deixou sem sentir as pernas -deslocamento da 10ª vértebra- e ainda uma lesão no ombro e no tórax (o que configura o politraumatismo sofrido).
A reportagem do 180graus foi a busca destas informações, afim de esclarecer o que realmente aconteceu e quem são os envolvidos, além do próprio Amadeu. Ele saia, por volta das 3h da madrugada, dos festejos que acontecia na cidade de José de Freitas, a cerca de 50km ao Norte de Teresina, acompanhado do amigo Arinaldo Andrade de Sousa.
Na cidade se juntaram a duas garotas, identificadas como Poliana Coelho de Sousa e Maria Rosângela. Segundo apurou a reportagem, não há testemunhas que possam provar que viram Amadeu e Arinaldo andando com as duas em José de Freitas. No entanto, como confirma o agente da delegacia de José Freitas, Francisco Mendes, elas estavam com eles dentro do veiculo Suzuki Vitara, de cor preta, placa DDX-1695 (PI), a caminho de Teresina.
O ACIDENTEO veículo teria capotado por três vezes após desviar de um outro carro que estava fazendo ultrapassagem. Poderia ter ocasionado uma colisão frontal. Arinaldo era quem dirigia, pois o próprio Amadeu detestava dirigir em rodovias, principalmente à noite. No acidente, Amadeu, que vinha no banco do passageiro, teve o corpo arremessado por cerca de três metros de distância do carro. Foi justamente o que fez ele ter ferimentos mais graves. Além disso o ‘air bag’ do Suzuki Vitara não foi acionado.

Carro Suzuki Vitara que levava Amadeu capotou
OS OCUPANTESMesmo assim, à exceção de Amadeu, que caiu do lado de fora, os ocupantes do veículo Arinaldo Andrade de Sousa, Poliana Coelho de Sousa e Maria Rosângela teriam sofrido apenas ferimentos leves. A reportagem teve acesso com exclusividade ao prontuário de atendimento das duas garotas, atendidas no Hospital de Urgência de Teresina. As duas deram entrada no HUT às exatas 04h31min28s do dia 07/08/2011. O prontuário, de número 149265, dá conta de que Poliana Coelho tem 25 anos de idade e é estudante.

Material encontrado dentro do carro que levava Amadeu
SOBRE AS GAROTASMostra ainda que ela reside no Bairro Monte Castelo e o responsável, aquele que deu entrada no hospital, diz o prontuário, é o próprio Arinaldo. Dados do atendimento, de acordo com a documentação: “Acidente de trânsito / motorista / passageiro de veículo. Código: 173164. Convênio: SUS. Condução: Ambulância unidades do interior”. O prontuário diz respeito apenas a paciente Poliana Coelho de Sousa, mas é o mesmo para a outra paciente, Maria Rosângela, que não teve a idade confirmada. A especulação é de que as duas seriam ‘ficantes’ de Amadeu e Arinaldo. Não seriam ‘caroneiras’ por conta do horário. Mas ninguém fala sobre o assunto. A reportagem buscou, por dois dias, contatos delas, mas o número que consta no prontuário é de Arinaldo. Este é o único, além de Amadeu-que ainda está internado e sem se pronunciar- que poderia explicar tudo. Mas não quer falar.

Local dentro do matagal onde foi parar o corpo de Amadeu, longe do carro
SAIBA QUEM É ARINALDOArinaldo Andrade de Sousa é amigo pessoal de Amadeu Campos. Não é funcionário da TV Cidade Verde, mas presta serviço para algumas pessoas da emissora. Como é taxista, ajuda, como por exemplo, dirigir carros de funcionários quando fazem viagens curtas e até para levar filhos das pessoas à escola ou faculdade. A reportagem tentou falar com Arinaldo, por telefone, para saber mais detalhes. Ele atendeu a ligação, mas se recusou a se pronunciar e explicar o que realmente aconteceu no dia do acidente. “Não tenho nada a declarar sobre esse assunto”, respondeu, de forma ríspida, desligando o telefone logo em seguida. No dia do acidente ele foi à delegacia e declarou que Amadeu tinha ido a José de Freitas porque queria curtir o show da banda de forró Desejo de Menina, que tocava durante os festejos. Quem confirma as informações sobre ele é o jornalista Elivaldo Barbosa, braço direito de Amadeu Campos e também amigo de Arinaldo. “O Arinaldo é um amigo de todos aqui na TV Cidade Verde. Ele presta sim alguns serviços, dirige quando alguém precisa pegar a estrada. Ele veio aqui na TV ontem (segunda-feira) e conversou comigo sobre o acidente. Disse que as outras pessoas que estavam no carro nada sofreram. Só ferimentos leves. Ele mesmo, o Arinaldo, estava com um arranhão no punho, apenas. Ele me contou que só teve a preocupação de ir ver como estava o Amadeu, que gemia de dor. Todos foram devidamente atendidos. Agora nos resta torcer e rezar muito por uma rápida recuperação de Amadeu”.

Amadeu ainda está na UTI do São Marcos e faz nova cirurgia
COMO ESTÁ AMADEU, HOJEAmadeu Campos foi quem mais saiu ferido, de forma preocupante e grave. Após o acidente, mesmo tendo o corpo sido arremessado, não chegou a ficar desacordado. Ele gemia de dor, fora do carro. Sofreu politraumatismo. Arinaldo foi quem primeiro o socorreu. Existe inclusive a informação de que o próprio Amadeu ligou para o SAMU para levá-lo. Deu entrada no Hospital São Marcos, em Teresina, por volta das 4h da madrugada. Atendido pela equipe de urgência, por volta do meio dia de domingo ele passou por exames e até uma ressonância magnética, fora do São Marcos (no Prontomed). O objetivo era confirmar se deveria fazer uma cirurgia. Logo em seguida, como estava sofrendo uma hemorragia interna, de volta ao São Marcos, passou por uma drenagem no pulmão esquerdo e teve de ser sedado. Assim ficou até a manhã de segunda-feira, dia 8. A cirurgia que seria no domingo foi adiada. Por volta das 14h de segunda-feira, sob menos efeito de drogas, Amadeu Campos passou pela cirurgia, que durou cerca de quatro horas. Segundo o médico Jacinto Lay, que cuida da saúde de Amadeu, o processo cirúrgico foi considerado um sucesso. Nesta terça-feira, ainda na UTI, espera-se que ele reaja bem aos medicamentos e possa inclusive sentar-se. A coluna vertebral foi realinhada, mas ele continua sem sentir as pernas porque durante a cirurgia descobriram que a membrana medular foi afetada. “A recuperação do tecido é muito lenta”, disse Jacinto Lay. Quando sair do hospital, será de cadeira de rodas e vai ter de fazer tratamento e fisioterapia. “Existe a possibilidade de ele voltar a andar, mas ainda é mínima”, alertou o também medico da equipe que cuida do jornalista Evandro Magno. Além da cirurgia delicada que fez, terá de tomar outra anestesia geral para operar do ombro, que foi fraturado.

Fonte: 180graus

Nenhum comentário: