segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Culinária piauiense encantou os visitantes da Piauí Sampa‏

Os sabores do Piauí encantaram os visitantes da Piauí Sampa, mostra que acontece até este domingo (14), no Shopping Eldorado, em São Paulo. A chef de cozinha piauiense Carmem Lúcia Lima comandou o setor de gastronomia no evento, oferecendo degustação dos pratos típicos da culinária do Estado.
“Me sinto realizada em representar o Piauí nesse evento. É a segunda vez que participo da mostra, um reconhecimento ao meu profissionalismo e aos onze anos de dedicação à culinária. Fico muito feliz com a confiança de todos os que fazem o Sebrae”, declara Carmem.
A chef de cozinha conta que o gosto pela gastronomia ela adquiriu da mãe. “Sou filha de pais pobres e quando criança, minha mãe mesmo vivendo de forma humilde e com poucos recursos, caprichava na nossa alimentação e sempre procurava complementar as receitas. E foi isso que me inspirou e me fez gostar de cozinhar”, informa.
Entre os pratos servidos na Piauí Sampa estavam Maria Izabel, paçoca, feijão tropeiro, escondidinho de carne de sol, coquetel de camarão, ensopado e patinha de caranguejo, e tapiocas de carne de sol, queijo e coco com leite condensado.
“Servimos cerca de cem quilos de comida por dia. As nossas receitas foram bem aceitas. Todos aprovaram a culinária do Piauí. Muitos até queriam comprar para levar pra casa. Não se contentavam em apenas degustar os pratos, principalmente os piauienses que vivem em São Paulo”, comenta a chef.
Carmem destaca ainda que o sucesso da culinária piauiense se deve ao tempero e ao carinho com que são desenvolvidas as receitas. “Apesar de utilizarmos os mesmos ingredientes, conseguimos fazer diferente, porque cozinhamos com amor e dedicação”, afirma.
A chef de cozinha já visitou a Itália, onde passou vinte dias ensinando receitas do Piauí. Ela conta que as pessoas gostaram tanto dos pratos, que foi convidada a fazer festivais gastronômicos em restaurantes de Veneza, Verona, Padova, Castelfranco Veneto, Treviso e Bassano del Grappa.
“A Piauí Sampa foi mais uma oportunidade para engrandecer minha trajetória profissional. Quem não me conhecia ou não sabia nada sobre a gastronomia do meu Estado passou a me conhecer e a entender um pouco mais da nossa culinária. Isso é muito gratificante”, finaliza Carmem.
A Mostra é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Sebrae Nacional, Governo do Estado, Governo Federal, Prefeitura de Teresina, Banco do Nordeste e Banco do Brasil

Fonte:180graus

Nenhum comentário: