sábado, 20 de agosto de 2011

Estado pretende erradicar a mortalidade materno-infantil

Reduzir as desigualdades em saúde na mortalidade materna, fetal e infantil faz parte do compromisso em todos os níveis de Governo, assumido também pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). E para acelerar essa redução, na manhã desta sexta-feira (19), foi iniciado o I Fórum Perinatal do Piauí, que aconteceu no auditório da Secretaria da Administração (Sead) e reuniu instituições governamentais e não-governamentais para discutir a saúde materno-infantil no Estado e formar uma Comissão Perinatal do Piauí.
Para a redução, os serviços de saúde devem ser mais acessíveis e eficientes, principalmente, onde os riscos são maiores. Em sua participação durante a abertura do Fórum, a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, comentou que a fragilidade da rede materno-infantil não se justifica nos dias de hoje e que é necessária uma maior atenção nesse setor. “Avançamos muito nas últimas décadas, mas, ainda não é o ideal, onde o índice de mortalidade passa a ser zero. É importante lembrar que saúde não é só hospital e nos colocarmos como participantes da nossa saúde, estendendo também atenção à saúde da gestante e da criança”, afirma.
Durante a apresentação a secretária citou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, uma publicação do Ministério da Saúde em parceria com o Unicef que faz parte de uma das ações da Rede Cegonha. O guia foi entregue à secretária durante a reunião promovida pelo Unicef com 110 gestores do Piauí, que caracteriza-se, de acordo com o superintendente do Unicef no Brasil, Ruy Aguiar, como um estado prioritário em ações de combate à miséria, podendo receber o Selo Unicef, um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
O Piauí foi o estado do Nordeste brasileiro que teve maior redução na mortalidade infantil, seguindo a tendência da média nacional, que, nas últimas décadas, apresentou uma redução de 60%. Contudo, o Estado possui 24 municípios que apresentam indicadores preocupantes e a secretária Lilian Martins comenta que é preciso ir além dos dados e colocar atitudes concretas. “Não adianta lamentar índices se nós não tomarmos consciência do nosso papel em prol da redução da mortalidade materno-infantil. É preciso realizar atividades concretas, desde o acolhimento a casos mais graves, para assim comemorarmos dados positivos da saúde da mãe, da mulher e da criança”, acrescenta.
O Fórum Perinatal conta com a participação de representantes das secretarias municipais de 24 municípios onde os índices de mortalidade materno-infantil são elevados. Além de representantes do Ministério da Saúde, Fundação Municipal de Saúde, hospitais e faculdades.
Participa também o Comitê Estadual de Mortalidade Materna, através do médico obstetra Joaquim Parente e das apoiadoras do Plano de Qualificação das Maternidades, Annatália Gomes e Soraia Albuquerque, ambas do Ministério da Saúde. Todos reunidos com o objetivo de formar a Comissão Perinatal do Piauí, que vai levantar estratégias de trabalho para continuar a redução de mortalidade infantil no Estado até alcançar a erradicação.
O evento acontece durante toda a sexta-feira (19). A programação inclui a apresentação do atual contexto de atenção Perinatal no Piauí e a experiência do SUS que deu certo, como o hospital Sofia Feldaman, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: