domingo, 28 de agosto de 2011

Lilian visita hospital de S. Raimundo Nonato e anuncia ampliação

Buscando soluções imediatas para a melhora da saúde dos hospitais da rede pública estadual, a secretária de estado da Saúde, Lílian Martins, durante visita neste sábado (27) a região sudeste do Piauí, aproveitou para fazer uma avaliação dos serviços prestados pelo hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.
Durante a visita, Lílian Martins esteve acompanhada da diretora da Regional, Yana Mara, e do secretário municipal de saúde do município, Waldivan Soares. Na oportunidade, a secretária estadual confirmou capacitação aos profissionais daquela Unidade de Saúde e que a ampliação da estrutura física e dos serviços da instituição será uma das próximas realizações.

“Esta regional atende todo o território Serra da Capivara, que é composto por dezenas de municípios, por isso, estivemos visitando a unidade e constatamos que é preciso ampliar o número de leitos e de enfermarias e de serviços que venham a atender esta região. Melhoras já tivemos desde março, como a redução de transferência de pacientes, mas é preciso fazer mais e na próxima semana está prevista a vinda de técnicos da escola do SUS, para uma capacitação ao corpo funcional do Hospital, tudo isso visando a resolutividade que tanto almejamos em todas as regionais do Piauí”, disse a secretária.

De acordo com a diretora do Hospital de São Raimundo Nonato, atualmente a unidade de saúde faz uma média de dois mil atendimentos por mês e o número de treansferencia de pacientes para Teresina diminuiu significativamente. “Estamos empenhados em mostrar funcionalidade, assim como determinou a nossa secretária, tanto que o número de transferidos para a capital diminuiu bastante. Toda semana mandávamos cerca de 8 a 10 pacientes, agora quando transferimos, esse número chega apenas a cinco”, destaca.
Além da transferência que diminuiu, Lílian Martins constatou que o Hospital ainda conseguiu melhorar outros serviços como, a permanência de médicos plantonistas, o atendimento humanizado as gestantes e as enfermarias infantis, que ganharam mais comodidade.
A secretária estadual de Saúde aproveitou para conversar com médicos, com o corpo clínico e com funcionários. Ela também alertou, no entanto, que a Sesapi está acompanhando as mudanças nas metas mensais a serem alcançadas pelas regionais.

"Estamos monitorando e estudando o que pode ser feito em cada uma dessas unidades, mas é preciso que cada diretor tenha noção da importância do trabalho desses profissionais, se a equipe está bem, o paciente sempre é bem atendido, e é isso que precisamos, melhorar o atendimento nas regionais para diminuir os problemas la na capital”, frisou.

Antes da visita ao Hospital Regional, Lílian Martins e comitiva passaram pela cidade de São Braz, onde participou de inaugurações e em seguida acompanhou em São Raimundo Nonato a inauguração da casa de detenção Dom Inocêncio Lopez Santana.

Fonte: 180graus

Nenhum comentário: